Política

Doações da JBS a campanha começaram quatro dias após 1º pagamento do Estado

462 24
Cid Gomes negou que doações da JBS fossem propina (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Cid Gomes negou que doações da JBS fossem propina (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Doações da JBS para campanha de Camilo Santana (PT) em 2014 começaram quatro dias após o governo do Estado fazer a primeira transferência do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) para a Cascavel Couros LTDA, empresa do grupo instalada no Ceará.

Muitas das outras doações da JBS foram feitas ainda dois dias após alguma transferência do Estado. Na semana passada, o empresário Wesley Batista, um dos donos da JBS, acusou o governo Cid Gomes (PDT) de ter “trocado” créditos de R$ 110 milhões da empresa com R$ 20 milhões em propinas para campanha de Camilo e aliados de Cid.

“Não houve troca de favores”

Em entrevista nesta segunda-feira, o ex-governador Cid Gomes se disse “veementemente indignado” com acusações e rejeitou que qualquer doação recebida da JBS tenha vínculo com ações do governo. “Não é possível fazer vinculação de qualquer tipo para esses pagamentos. Isso não é da minha índole, jamais foi feito. Nós temos critérios e regras para campanhas”.

Cid admite que repasses podem ter tido um “pico” em 2014, mas afirma que este aumento se deu por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe gestores de deixarem dívidas acumuladas para mandatos posteriores.

“Custo a acreditar que uma empresa grande como a JBS ficaria refém de um governo por uma coisa dessas, sendo que era um direito judicial dela”. O ex-governador disse ter sido vítima de uma armação de Wesley Batista, que teria “inventado mentiras” para obter benefícios no acordo de delação premiada.

“Essas denúncias foram feitas para obter alguma vantagem em delação premiada. Um deles gravou o presidente, gravou o candidato da oposição, e esse sujeito (Wesley), precisando de algum fato, deu conta de inventar mentiras contra mim”, disse.

Recomendado para você

24 Comentários

  • Paulo disse:

    O próprio jornal o povo, ao apresentar esses dados, deixa bem claro que houve coisa errada nessa transação. O ex governador está mentindo. Já dá pra visualizar que houve propina sim. Espero a prisão do ex governador Cid Gomes

  • André disse:

    Prisão Já! Bando de criminosos esses FG.

  • Francisco André Fernandes Melo disse:

    Os FG estão começando a mostrar suas verdadeiras faces. Agora entendo porque se afastaram do Tasso Jereissati que contra ele não se mostra nenhuma falcatrua, Tasso pode ser o que disserem, mas não podem dizer que é um político corrupto. Caiu a máscara do clã sobralense. Vamos ver agora o que o falastrão Ciro vai dizer….Tremei Sobral!

    • Micael disse:

      Nunca ouviu falar dos empréstimos feito junto ao BNB às empresa de tasso? Empréstimos a fundo perdido? E que ele pôs, indicou um interventor amigo dele, Bayron pra conseguir tais empréstimos? Ummmm tá precisando se informar mais!!!

  • jucá salustiano disse:

    vixeeeee

  • franzé disse:

    CAIU POR TERRA TUDO QUE CID FALOU ONTEM , NÃO TEM MAIS DESCULPAS É SIMPLESMENTE RECONHECER QUE RECEBEU PROPINA E SAIR DA VIDA PÚBLICA POIS NÓS CEARENSES NÃO SUPORTAMOS MAIS ESSES CARAS CID , CIRO , EUNICIO , ESSA CAMBADA TEM QUE SER EXPULSO DA VIDA PÚBLICA POR NÓS CEARENSES CAMBADA DE LADRÕES DOS NOSSOS IMPOSTOS

  • Eduardo Barros Leal disse:

    Não posso afirmar que recebeu propina, mas tenho certeza que as campanhas para governador e prefeito do PSDB, e o partido do governador e Roberto Claudio são milionárias, não preciso de números, quem mora aqui vê como o dinheiro é farto.
    Só falta dinheiro para reajustar o salário dos milhares de servidores públicos.

  • Já era disse:

    Tem jeito não… Term que fechar “Sobral”.

  • Antonio Maciel disse:

    Coincidências existem !

  • Pedro disse:

    Aécio pediu 2 mi, recebeu 500, teve a irmã presa e pode ser preso e está com mandato suspenso. Cid pediu 20 mi, recebeu 20 mi, para liberar um dinheiro a que já estava obrigado a liberar por força de lei, isto é, fez chantagem, além do achaque. Fica por isso mesmo? Não é para defender Aécio mas só para comparar situações semelhantes e exigir soluções proporcionais.

  • carvalho disse:

    cade o ministério publico estadual?
    kkkkkkkkkkk

  • carvalho disse:

    sera que os promotores valentões (mp ce)
    vao ficar caladinho ?

    kkkkkk

  • José William disse:

    A casa caiu para os FGs. O pronunciamento de Cid Gomes, na casa do povo, não esclareceu nada. Apenas aumentou o convencimento público de que a propina aconteceu. Depois desta planilha publicada pelo Jornal O Povo fica mais do que provado que os desembolsos dos recursos do Estado tinham relação com a propina denunciada pelo Sr. Wesley da JBS. No mais as investigações futuras terão como comprovar a ida ou não dos Secretários de Estado Arialdo e Balhman para fechar a negociação. Seria mais do que prudente o governador Camilo exonerar estes secretários.

  • rangel brasil disse:

    Ciro pra presidente, com patrocínio da JBS-sobral. Com a palavra o BOCÃO,

  • mario maia disse:

    sera que o ferreiras gomes vão abafar isso?
    com a palavra a PF!!!!

  • GOMES FILHO disse:

    QUE ESTAR COM MAQUINA MANDAR EM TUDO DESTE DOS JORNAIS ATE MESMO NO MP

  • Demolidor disse:

    Nao eh possivel que nos do Ceara acolhamos esses Ferreira Gomes como representantes nosso em qualquer cargo politico. Pe no traseiro desses Canalhas: Cid e Ciro -balaios de fezes. Cadeia para eles e os outro parentes crruptos.

  • Luis disse:

    Dos 20 milhões, so foram contabilizados pouco mais que 7 milhões. E o resto? Caixa dois???

  • Raimundo Nonato falcao disse:

    Acho que poucas pessoas percebem essa manobra! Da JBS! Aí tem o dedo de lulalarapio! Depois do suposto rompimento de ciro Gomes com lula há umas duas semanas anteriores e a possível saída de Camilo Santana do PT foi estupi para essa dela

  • Raimundo Nonato falcao disse:

    Acho que poucas pessoas percebem essa manobra! Da JBS! Aí tem o dedo de lulalarapio! Depois do suposto rompimento de ciro Gomes com lula há umas duas semanas anteriores e a possível saída de Camilo Santana do PT foi estupi para essa delação arranjada no intuito de infraquecer os ferreira Gomes! Será que o povo não lembra quem levantou vc a JBS foi lula! É uma liderança forte como dos ferreira Gomes pode prejudicar as pretensões de lula para 2018!

  • HUMBERTO MARINHO DE ALMEIDA disse:

    Cai o bravateiro de Cãomilo Sacana de probidade e preocupação com a coisa pública. Agora sabemos onde vai o dinheiro dos hospitais, educação, polícia…pente fino no ICMS e vai ter que arrumar uma prisão pra tanto secretário.

  • Francisco Andrade disse:

    Muito simples! Será que todas as empresas as quais o Estado devia, receberam seus créditos ou só a JBS?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *