Prefeito reúne-se com servidores (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Os servidores municipais de Fortaleza não terão reajuste este ano, anunciou o prefeito Roberto Cláudio (PDT) à categoria em reunião realizada nesta terça-feira, 30, no Paço Municipal. A justificativa do gestor é a crise econômica enfrentada pelo País.

O presidente em exercício do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort), Eriston Ferreira, afirmou que a categoria não aceitou a decisão e admite possibilidade de greve caso o prefeito insista em reajuste zero.

Ferreira explica que desde o dia 9 de dezembro de 2016 a categoria entregou à Prefeitura a proposta de 13,6% de reajuste, “de reposição da inflação e recuperação de perdas históricas da categoria”. O prazo para o prefeito se pronunciar sobre a proposta é 1° de janeiro de cada ano, mas ele teria pedido um prazo até março para se pronunciar.

“Por mais que o cenário nacional seja de crise, não é o retrato de Fortaleza. O prefeito nos mostrou que a folha de pagamento não é nem metade dos gastos da Prefeitura, então o reajuste poderia ser concedido sem que atingisse o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, argumenta.

O presidente do Sindifort lembrou, ainda, de ajuda de custo aos secretários municipais aprovada na Câmara Municipal nesta terça. “Pro servidor é austeridade, arroxo, mas pro grupo politico do prefeito, não tem crise, tem dinheiro sobrando”.

RC, porém, afirma que não é perspectiva de crescimento da economia nem possibilidade da assumir esse compromisso com os servidores. “A Prefeitura, ao longo destes quatro anos, garantiu o pagamento do reajuste na inflação, fez concursos públicos, estabeleceu planos de cargos e carreiras, trouxe benefícios para muitas carreiras. Entretanto, este é um ano atípico, que não só a gente não tem perspectiva de melhoria da economia, como há um cenário político que não sinaliza possibilidades da Prefeitura estabelecer compromisso de gastos com a garantia de que possa honrá-los”, disse.

“Nosso grande compromisso é pagar os servidores em dia ao longo deste ano e antecipar, como temos feito, ano a ano, o pagamento antecipado de metade do décimo terceiro para o meio do ano”, completou.

Protesto

Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 31, o Sindifort marcou protesto para o próximo dia 13 de junho, a partir das 8 horas, em frente ao Paço Municipal. Segundo Ferreira, a categoria deve reunir-se em Assembleia Geral após o ato e pode optar por nova greve, caso RC não reconsidere a proposta de reajuste.

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles