Cid responderá por fraude em gestão de instituição financeira por empréstimo (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

Cid responderá por fraude em gestão de instituição financeira por empréstimo (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

O ex-governador Cid Gomes (PDT) rejeitou nesta terça-feira, 6, qualquer irregularidade em empréstimo em R$ 1,3 milhão que recebeu do Banco do Nordeste em 2014. Em nota enviada ao O POVO, o pedetista destacou que o empréstimo foi feito “regularmente”, “sob as mesmas condições dadas a qualquer pessoa”.

Justiça aceita denúncia e Cid Gomes vira réu por suposto crime financeiro

Nesta semana, a Justiça Federal em Sobral acatou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) envolvendo o financiamento transformou Cid em réu por suposto crime contra o sistema financeiro nacional. Segundo denúncia do MPF, servidores do BNB teriam “superestimado” receitas do ex-governador para garantir maior crédito para ele.

Sobre o processo em si, a assessoria de Cid Gomes afirmou que ele ainda não foi notificado sobre a decisão e apenas se pronunciará “tão logo isto aconteça”. Apesar disso, o ex-governador reforçou que o empréstimo já está em fase de ressarcimento desde o ano passado, “com todas as prestações pagas rigorosamente no prazo fixado”.

Galpão em Sobral

Com os recursos oriundos do empréstimo, o ex-governador financiou obras de construção de um galpão em Sobral, que foi posteriormente alugado para uma empresa do ramo de bebidas alcoólicas. Cid destaca ainda que o acordo foi firmado com garantia de pagamento em até três vezes o empréstimo contraído.

“Em relação ao empréstimo no BNB, informa que este foi feito regularmente, sob as mesmas condições dadas a qualquer pessoa e com garantia real de três vezes o empréstimo contraído. Os recursos foram aplicados conforme o objeto contratado e já está em fase de ressarcimento desde o ano passado, com todas as prestações pagas rigorosamente no prazo fixado”, diz nota.

O Blog Política tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Nordeste, mas não obteve resposta até este momento.

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles