Ciro Gomes minimizou denúncias contra o irmão (Foto: Paulo Rocha/AL-CE

Ciro Gomes minimizou denúncias contra o irmão (Foto: Paulo Rocha/AL-CE)

Candidato do PDT à Presidência, o ex-ministro Ciro Gomes saiu em defesa do irmão, o ex-governador Cid Gomes (PDT), alvo de uma série de ações na Justiça. Falando sobre caso onde Cid é réu por supostas irregularidades em empréstimo no Banco do Nordeste (BNB), o primogênito Ferreira Gomes minimizou denúncias e disse que o irmão é vítima de perseguição.

“Só tenhamos clareza de que o Cid é réu em processo em que ele toma dinheiro emprestado, em condições rigorosamente iguais às de qualquer pessoa, dá bens em garantia em três vezes o valor e paga rigorosamente em dia as mensalidades”, disse, antes de fazer uma série de críticas diretas ao procurador da República Oscar Costa Filho.

“Ele é vítima de uma picaretagem dessa fração picareta do Ministério Público, que o senhor Oscar Costa Filho representa”, diz. “Oscar Costa Filho é um picareta, sempre foi. Foi candidato pelo PDT daqui a prefeito e sempre quis interferir. Mora de forma inexplicável em um hotel cinco estrelas sem ter renda para isso e vive fazendo esse tipo de coisa”, diz Ciro.

Empréstimo investigado

Fala do ex-ministro diz respeito a ação que questiona um financiamento em R$ 1,3 milhão requisitado Cid Gomes na agência do BNB em Sobral e aprovado em agosto de 2014. Segundo o MPF, o pedido foi concedido com base em uma previsão de faturamento impraticável, com o objetivo de aumentar a margem de crédito na instituição, além de violar normas do banco.

Segundo a denúncia acatada, servidores do Banco do Nordeste teriam “superestimado” receitas apresentadas pela Corte Oito Gestão e Empreendimentos Ltda, empresa que tem o ex-governador como sócio, na hora de calcular o Limite de Risco Global (LRG) do financiamento – o que teria ampliado irregularmente o crédito disponível.

Empréstimo foi concedido com juros abaixo do mercado, dentro do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para pequenas empresas. Com o recurso, foram financiadas obras de construção de galpões que foram posteriormente alugados para uma empresa da indústria de bebidas alcoólicas em Sobral.

Outro lado

Em nota, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) não rebateu acusações de Ciro contra Oscar Costa Filho. O órgão destaca, no entanto, que as irregularidades também foram apontadas também por relatório da Controladoria Geral da União (CGU), documento que está entre as provas que basearam ação do MPF.

O MPF também aponta que Oscar Costa Filho assina ação de improbidade administrativa – na área cível – movida pelo órgão, mas é outra procuradora, Lívia Sousa, quem assina a denúncia por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional – área criminal – contra Cid.

Apesar de Oscar Costa Filho não ter respondido diretamente as acusações, funcionários do MPF que convivem com o procurador contestaram fala de Ciro. Um colega chegou a classificar a fala como “sem pé nem cabeça”, destacando que Oscar é conhecido no órgão por possuir “perfil bastante austero”.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles