O cearense vai assumir a presidência por três dias. Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 7, o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB), assume interinamente a presidência da República. A “gestão” vai até domingo, 9. Sem a figura do vice-presidente, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) — e com as viagens de Michel Temer (PMDB) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara —, o cearense vai comandar o País pela primeira vez.

Eunício será o quinto cearense a presidir o Brasil. O primeiro foi Linhares Filho, um magistrado que presidiu o País durante três meses e cinco dias, de 29 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946. Exerceu a presidência por convocação das Forças Armadas, já que era presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), após a derrubada de Getúlio Vargas, de 29 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946.

Conheça Eunício Oliveira, o segundo cearense a chegar à presidência do Senado

O segundo foi Humberto de Alencar Castelo Branco, que governou o País durante o período de 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967, logo no início da Ditadura Militar.

Logo após a redemocratização, foi a vez de Paes de Andrade (PMDB), sogro de Eunício, assumir por cerca de 11 vezes o Palácio do Planalto de forma interina. Em 1989, durante uma das oportunidades, o então presidente da Câmara dos Deputados acomodou em uma comitiva para sua terra natal de Mombaça, no Ceará, diversos políticos e ministros de Estado. O episódio ficou conhecido como “República da Mombaça”.

Em 1992, o então presidente do Senado, Mauro Benevides, assumiu interinamente a presidência da República por 48 horas no dia 27 de dezembro de 1992.

Investigação

Assim como Temer e Maia, Eunício também é um dos citados nas delações premiadas. O senador chegou à presidência do legislativo por ampla margem de votos após articulação do senador e aliado político Renan Calheiros (PMDB-AL).

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles