Deputado Capitão Wagner propõe que votos dos deputados sejam divulgados (Foto: Divulgação / AL-CE)

O deputado estadual Capitão Wagner (PR) é autor de Projeto de Resolução que propõe que o resultado de todas as votações dos deputados na Assembleia Legislativa, em plenário e nas comissões, seja divulgado no site da Casa.

“Diferentemente do que acontece em muitas casas legislativas de outros estados, a Assembleia Legislativa do Ceará não disponibiliza o voto dos parlamentares no que tange às proposituras que nela tramitam”, explica a motivação da matéria.

Segundo Wagner, a medida garante transparência na Assembleia e vai permitir à sociedade “saber se suas posições políticas, materializadas no voto eletrônico, se coadunam ou não com seus anseios, permitindo a fiscalização de suas ações e legitimando o controle social”.

O texto da matéria propõe que os votos ” deverão ser discriminados em ambiente interno de fácil navegação da página eletrônica da Assembleia Legislativa”. Eles devem ser divulgados da seguinte forma:

“I – Por Deputado: Deverá proporcionar que o cidadão, ao consultar as informações gerais dos parlamentares, em exercício e licenciados, por legislatura, possa saber se estes votaram favorável ou não às proposições que tramitaram na Casa;

II – Por Propositura: Deverá proporcionar que o cidadão, ao consultar as Mensagens, Emendas à Constituição, Projetos de Lei Ordinária, Projetos de Lei Complementar, Projetos de Indicação, de Resolução e Projetos de Decreto Legislativo que tramitaram na Assembleia Legislativa, possa saber como cada parlamentar votou nessas proposituras, se favorável ou não;

III – Por Comissão, seja ela permanente ou temporária: Deverá proporcionar que o cidadão possa conhecer, no âmbito das Comissões Permanentes da Casa ou das Comissões Temporárias, a exemplo das CPI’s – Comissões Parlamentares de Inquérito, como votou cada integrante dessas comissões, seja ele efetivo ou suplente, em cada propositura ou relatório que nelas tramitou”.

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles