As investigações apontam desvios de R$ 380 milhões

O relatório da Operação Fraternidade que apura desvios em 171 municípios cearenses entre 2002 e 2013 deve ser divulgado nesta sexta-feira, 15, pela Polícia Federal.

A operação, no entanto, segue em segredo de justiça. As investigações iniciadas pela Controladoria-Geral da União, cumpriu mandados judiciais, Expedidos pela 11ª Vara Federal de Fortaleza, além de prisões temporárias, apreensões, conduções coercitivas, e mandados de intimação.

A PF, CGU e Justiça Federal, procuradas pelo Blog Polícia, aguardam ainda a liberação do sigilo das investigações para prestar mais detalhes.

De acordo com as investigações, foi possível identificar o vínculo dos investigados com 68 pessoas jurídicas que teriam recebido verbas públicas das Prefeituras cearenses no valor total de R$ 380 milhões.

O nome da Operação faz alusão ao núcleo do grupo, formado, entre outros, por três irmãos, com vinculação com diversas empresas. Os envolvidos devem responder criminalmente, na medida de suas condutas, pelo cometimento dos crimes de organização criminosa, crimes da lei de licitações, falsificação de documentos, corrupção e lavagem de dinheiro.

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles