Secretaria de Saúde teve pregão eletrônico suspenso por conselheira do TCE (Foto: Divulgação)

Pregão eletrônico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), que estabelece o preço para contratações futuras e eventuais de técnicos e auxiliares em radiologia, foi suspenso por medida cautelar deferida pela conselheira Soraia Victor, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No fim do ano passado, edital da Sesa com o mesmo objeto também foi suspenso pelo Tribunal.

Matéria foi expedida na tarde desta quarta-feira, 20. A conselheira explica que uma das irregularidades no pregão seria a contratação dos servidores sem a realização de concurso público, o que caracterizaria uma “terceirização irregular”.

“O referido procedimento licitatório seria irregular na medida em que permitiria a contratação de terceirizados para executar atividade-fim da Administração Pública em substituição a servidores públicos”, diz o texto da matéria.

Outro ponto destacado por Soraia Victor é o salário oferecido pelo edital, maior do que o pago a um servidor estadual. “O valor da hora dos terceirizados a serem contratados continuam a ser bem superior ao pago a um servidor estadual, existindo, portanto, a possibilidade de dano ao erário”, diz o texto.

Além disso, a própria repetição do edital, já suspenso em dezembro do ano passado, motivou a nova medida cautelar. “Ano passado ele (secretário de Saúde) queria fazer a contratação e nós demos a cautelar. Aí agora a gente se surpreende novamente com ele fazendo a mesma coisa”, explica.

Por meio de nota, a Sesa afirmou apenas que “recebeu o referido processo e está averiguando as informações solicitadas”. Na próxima terça-feira, 26, o Pleno do TCE deverá discutir a medida cautelar para decidir se ela será, ou não, homologada.

 

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles