Política

Prisão do prefeito de Paracuru: Tudo o que sabemos até agora

1717 4
Prefeito de Paracuru Ribeiro já estava em seu 4º mandato na cidade(Foto: Reprodução)

Prefeito de Paracuru, Ribeiro tem 85 anos e já está em seu 4º mandato no município (Foto: Reprodução)

– O prefeito de Paracuru, José Ribamar Barroso Batista (PSDB) – o Ribeiro – foi preso na manhã desta quarta-feira, 13. Ribeiro teve decretada a sua condução coercitiva e afastamento do cargo, mas acabou preso em flagrante por “porte ilegal de armas”.

– Além de Ribeiro, dois filhos do prefeito também foram presos: Joana D’Arc Batista Carvalho, também chefe de Gabinete do prefeito, e Ranieri de Azevedo Batista. Além deles, três empresários e o secretário de Governo de Paracuru foram presos.

Filha do prefeito, Joana Batista já foi prefeita de Paraipaba (Foto: Reprodução)

Filha do prefeito, Joana Batista já foi prefeita de Paraipaba (Foto: Reprodução)

– Presa com o pai, Joana Batista já foi prefeita de Paraipaba. Já Ribeiro, aos 85 anos, está no quarto mandato à frente do Município. Em 2016, ele venceu o então prefeito, Sidney Gomes (PCdoB), que tentava a reeleição.

– A ação integra Operação Cascalho de Areia, do Ministério Público do Estado (MP-CE), e teve mandados autorizados pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães. A investigação apura crimes de fraude em licitação, associação criminosa e corrupção.

Prefeitura de Paracuru estava fechada até o final da manhã (Foto: Wagner Mendes/O POVO)

Prefeitura estava fechada até o final da manhã (Foto: Wagner Mendes/O POVO)

– Diversos outros servidores, a maioria do setor de obras e licitações da Prefeitura, foram conduzidos coercitivamente para depoimento. Ao saírem das oitivas, eles não quiseram falar com O POVO. A Prefeitura ainda deve lançar nota sobre o caso.

– Pela manhã, movimento na Prefeitura de Paracuru foi discreto. Prédios contaram com segurança reforçada da Guarda Municipal, após deflagração da Operação do MP provocar protestos contra os políticos envolvidos na frente da Prefeitura.

– Vereadores de Paracuru, de férias desde novembro, devem suspender o recesso para empossar o vice-prefeito, Eliabe de Oliveira, já nesta quinta-feira, 14. No momento da prisão do prefeito, o presidente da Câmara, Washington Holanda, não estava na cidade.

Prefeito e vice são rompidos desde o início da gestão (Foto: Reprodução)

Prefeito e vice são rompidos desde o início da gestão (Foto: Reprodução)

– Notícia da prisão do prefeito foi “comemorada” pelo vice. Eles são rompidos politicamente desde o início da gestão. Eliabe do Tito, como é conhecido, já disse que irá trocar toda a equipe do governo e rever contratos firmados pelo prefeito.

– Não existe prazo para soltura dos presos. O MP ainda não divulgou mais detalhes da operação. O órgão revela, no entanto, ter apreendido “farto material” em provas, incluindo armas, munições e dinheiro. Oitivas foram cumpridas em seis municípios do Estado.

Recomendado para você

4 Comentários

  • Nasci em Paracuru Mas desde 2001 moro em fortaleza , vim em busca de oportunidades onde Paracuru naquele momento não oferecia .mais olhar para essa linda cidade e vejo como estar parada no tempo entra prefeito e saí prefeito e a cidade continua abandonada. ,área como saúde. Educação. Turismo .lazer e desenvolvimento ESSES setores parece não existir e so vc pegar a juventude que termina seu ensino médio para onde vão esses alunos que saí querendo trabalhar na sua área mais não consegue ,deveria pessoas capacitados para engajar esses alunos na sua área…espero ver essa cidade progredindo sendo administrado por pessoas capacitadas por que até hoje Paracuru e apenas mais uma cidade comadada por pessoas sem capacidades

  • RANGEL BRASIL disse:

    No interior cearense, só tem STATUS se a pessoa possuir uma HILUX. Ou será execrado em praça pública. Mas a seca continua fazendo a miséria de um povo sem representante digno.

  • Carlos Alberto disse:

    A CULPA É DO ELEITOR, IMBECIL, DESENFORMADOS E,OPORTUNISTAS,QUE VENDEM SEU VOTO,POR,CARRADA DE TIJOLO,CIMENTO E UMA OCUPAÇÃO NA PREFEITURA, PORQUÊ NEM EMPREGO É, QUANDO SAI O PREFEITO, SÃO TODOS MANDADOS EMBORA.EU TENHO 50 ANOS E ACHO UMA HUMILHAÇÃO TER QUER VENDER MEU VOTO É MINHA FAMÍLIA PRA TÁ EMPREGADO NAS MERDAS DESSAS PREFEITURA, UM VERDADEIRO COITO DE LADRÕES DO DINHEIRO DO POVO.
    QUE SÃO COMANDADAS PELAS QUADRILHAS PARTIDÁRIAS DO BRAZIU. PSDB PMDB, PT,PP,PSD,PSD, PROS, DEM, PCB PC DO B, PTB, PV, ….. BOA SORTE AO FILHO DO TITO RAMOS,MEU AMIGO.

  • João Nagy disse:

    Estou tentando ligar pra prefeitura ou pro departamento de trânsito de paracuru , eu com 8 números de telefone não consigo falar, pra resolver um problema de multa .
    Sou de São Paulo , por favor me ajuda obrigado

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *