Prefeito de Paracuru Ribeiro já estava em seu 4º mandato na cidade(Foto: Reprodução)

Prefeito de Paracuru, Ribeiro tem 85 anos e já está em seu 4º mandato no município (Foto: Reprodução)

– O prefeito de Paracuru, José Ribamar Barroso Batista (PSDB) – o Ribeiro – foi preso na manhã desta quarta-feira, 13. Ribeiro teve decretada a sua condução coercitiva e afastamento do cargo, mas acabou preso em flagrante por “porte ilegal de armas”.

– Além de Ribeiro, dois filhos do prefeito também foram presos: Joana D’Arc Batista Carvalho, também chefe de Gabinete do prefeito, e Ranieri de Azevedo Batista. Além deles, três empresários e o secretário de Governo de Paracuru foram presos.

Filha do prefeito, Joana Batista já foi prefeita de Paraipaba (Foto: Reprodução)

Filha do prefeito, Joana Batista já foi prefeita de Paraipaba (Foto: Reprodução)

– Presa com o pai, Joana Batista já foi prefeita de Paraipaba. Já Ribeiro, aos 85 anos, está no quarto mandato à frente do Município. Em 2016, ele venceu o então prefeito, Sidney Gomes (PCdoB), que tentava a reeleição.

– A ação integra Operação Cascalho de Areia, do Ministério Público do Estado (MP-CE), e teve mandados autorizados pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães. A investigação apura crimes de fraude em licitação, associação criminosa e corrupção.

Prefeitura de Paracuru estava fechada até o final da manhã (Foto: Wagner Mendes/O POVO)

Prefeitura estava fechada até o final da manhã (Foto: Wagner Mendes/O POVO)

– Diversos outros servidores, a maioria do setor de obras e licitações da Prefeitura, foram conduzidos coercitivamente para depoimento. Ao saírem das oitivas, eles não quiseram falar com O POVO. A Prefeitura ainda deve lançar nota sobre o caso.

– Pela manhã, movimento na Prefeitura de Paracuru foi discreto. Prédios contaram com segurança reforçada da Guarda Municipal, após deflagração da Operação do MP provocar protestos contra os políticos envolvidos na frente da Prefeitura.

– Vereadores de Paracuru, de férias desde novembro, devem suspender o recesso para empossar o vice-prefeito, Eliabe de Oliveira, já nesta quinta-feira, 14. No momento da prisão do prefeito, o presidente da Câmara, Washington Holanda, não estava na cidade.

Prefeito e vice são rompidos desde o início da gestão (Foto: Reprodução)

Prefeito e vice são rompidos desde o início da gestão (Foto: Reprodução)

– Notícia da prisão do prefeito foi “comemorada” pelo vice. Eles são rompidos politicamente desde o início da gestão. Eliabe do Tito, como é conhecido, já disse que irá trocar toda a equipe do governo e rever contratos firmados pelo prefeito.

– Não existe prazo para soltura dos presos. O MP ainda não divulgou mais detalhes da operação. O órgão revela, no entanto, ter apreendido “farto material” em provas, incluindo armas, munições e dinheiro. Oitivas foram cumpridas em seis municípios do Estado.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles