Prefeitura de Paracuru estava fechada até o final da manhã (Foto: Wagner Mendes/O POVO)

Prefeitura estava fechada até o final da manhã (Foto: Wagner Mendes/O POVO)

Alvo da Operação Cascalho do Mar, a Prefeitura de Paracuru permanecia interditada pela Polícia Civil até o final da manhã desta quarta-feira, 13. Segundo agentes no local, o procedimento ocorre pois equipes de investigação ainda conduzem procedimentos no prédio. Vereadores deverão interromper férias para empossar o vice-prefeito, Eliabe de Oliveira (PR), já nesta quinta-feira, 14.

[SAIBAMAIS]Desde cedo, o município é alvo de operação do Ministério Público do Estado (MP-CE) contra fraudes em licitações, associação criminosa e corrupção. O prefeito de Paracuru, José Ribamar Barroso Batista (PSDB) – conhecido como “Ribeiro” – foi conduzido coercitivamente e afastado do cargo, mas acabou preso em flagrante por porte ilegal de armas.

Também foram presos preventivamente dois filhos do prefeito, Ranieri de Azevedo Batista e Joana D’Arc Batista Carvalho, esta última também chefe de Gabinete do prefeito. Além deles, outros três empresários e um secretário da Prefeitura foram presos e encaminhados para o Centro de Triagem e Observação Criminológica, em Caucaia.

Vice será empossado

A prisão de Ribeiro acabará forçando interrupção das férias dos vereadores de Paracuru. Gozando do recesso parlamentar desde novembro, os parlamentares voltarão para sessão extraordinária que dará posse ao vice-prefeito Eliabe Albuquerque – conhecido como Eliabe do Tito – marcada para esta quinta-feira.

Pela manhã desta quinta-feira, não havia nenhum vereador presente no Parlamento do Município. O presidente do Legislativo, Washington Luiz Holanda, está ausente do município em viagem a Iguatu, no Centro-Sul cearense.

Diversas das pessoas que foram conduzidas ao Fórum de Paracuru para depoimento foram liberadas agora há pouco. Todos deixaram o prédio sem dar entrevista ao O POVO. A assessoria de imprensa do Município promete lançar nota sobre o caso ainda nesta quarta.

Protestos

Após a deflagração da operação do MP, diversos populares conduziram uma manifestação em frente à sede da Prefeitura de Paracuru. Eles comemoravam a ação policial e criticavam a gestão do atual prefeito.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles