Lei será votada até o dia 20 deste mês (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lei será votada até o dia 20 deste mês (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O senador Eunício Oliveira (MDB-CE) articulou junto ao Palácio do Planalto nesta sexta-feira, 9, a assinatura de um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que libera R$ 2 bilhões em auxílio financeiro para prefeituras de todo o País. Segundo o senador, o PLN será votado em 20 de fevereiro em sessão do Congresso.

Os recursos deverão ser empregados em Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. A ação segue protesto de prefeitos após corte de repasses federais aos municípios ocorrido em 2017. Por conta da queda na arrecadação, vários municípios do Ceará já abriram o ano no vermelho.

Nos bastidores, alguns prefeitos se queixavam de que o governo federal estaria condicionando a liberação da verba a apoio de líderes políticos à reforma da Previdência, atualmente em tramitação no Congresso.

Em janeiro deste ano, diversos prefeitos foram a Brasília protestar contra a suspensão da verba. Por conta do corte, eles apontavam situação generalizada de prefeituras abrindo 2018 já com dívidas com fornecedores e na folha de servidores.

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles