Ciro Gomes (PDT) levou carta na manga para o debate da Band. O trunfo para falar a um segmento específico do eleitorado: prometeu limpar o nome dos brasileiros que estão na lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Uma proposta inusitada. O endividamento, claro, é grave. A crise americana de 2008 teve esse componente como fator. Mas, o Brasil está longe de ter dos piores patamares nesse quesito. Até pela restrita oferta de crédito.
De todo modo, é curioso ver a questão tratada com status de prioridade em política pública. Será essa mesmo questão tão urgente?
Se vai dar certou ou não eu não sei. O fato é que Ciro mira parcela bem específica do eleitorado. A classe média. Pode ser que tenha encontrado um filão. Pode ser que não.
Na campanha para prefeito de Fortaleza em 2016, Heitor Férrer – que havia acabado de sair do PDT onde está Ciro – achou que tinha encontrado esse nicho ao fazer campanha com base nas críticas aos radares eletrõnicos e à “indústria da multa”. Imaginou que ia cair nas graças da classe média, mas deu com os burros n’água.
UAL, que lixo de reportagem!!!
Botaram um título sensacionalista e um texto ridículo que não diz nada…Criticaram a proposta do Ciro Gomes sem nem ao menos explicar como ele pretende fazer isso!!!
Ele não vai simplesmente pegar o dinheiro do governo e sair pagando a conta de todo mundo, só um idiota pensaria isso!
Os Bancos públicos e privados podem refinanciar parte da dívida para o cidadão. trata-se de descontar do volume dessa dívida,com uma mediação do governo, todos os desaforos , juros sobre juros, correção monetária, multas etc etc. e refinanciar o que sobrar..Quando se toma essas medidas, a dívida média passa a ser de R$ 1400,00 por cidadão!!!
A matéria é fraca e tendenciosa, só pra gerar tráfego e clickbait, vergonha!!!
Não é matéria nem reportagem, é artigo de opinião. Não me propus a explicar mesmo não. Abordei dois pontos:
1) A estratégia política de Ciro e o foco dele.
2) Questiono se essa deve ser a prioridade de um presidente.
É preciso uma porta de saída para quem (pessoas físicas e jurídicas) está nos listões de SPC e Serasa.
Uma pequena empresa , entra no Serasa e ndo consegue sair mais.
O crédito acaba e inviabiliza a Empresa. Dalhe desemprego.