Ciro promete nomear mulheres para metade dos ministérios (Foto: Mariana Parente/ Especial para O POVO)

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, promete, caso eleito, nomear mulheres para pelo menos a metade dos ministérios do governo. A proposta foi feita durante lançamento de sua campanha em Fortaleza, no último sábado.

Segundo o candidato, a promessa vem de uma necessidade de aumentar a participação feminina na gestão pública brasileira. “É por isso que eu chamei a Kátia Abreu (PDT) para ser a minha vice, temos que mudar isso aqui”, disse, em um palanque lotado de políticos do sexo masculino.

A proposta tem inspiração clara no governo do premiê canadense Justin Trudeau, que promoveu a igualdade entre homens e mulheres no 1º escalão logo no início da gestão. Nos últimos anos, Ciro tem tentado se esforçado para rebater acusações de machismo contra ele, surgidas após polêmica frase dele sobre a ex-esposa Patrícia Pillar.

Na campanha de 2002, Ciro respondeu a uma entrevista que o papel de Patrícia em sua campanha era “dormir” com ele. Desde então, o ex-ministro diz se arrepender da frase. Patrícia, que mantém relação de amizade com Ciro até hoje, também tem reiterado em entrevistas que o ex-marido nunca foi machista e terá o seu voto neste ano.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles