Política

Ciro promete dividir ministério igualmente entre homens e mulheres

3142 5

Ciro promete nomear mulheres para metade dos ministérios (Foto: Mariana Parente/ Especial para O POVO)

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, promete, caso eleito, nomear mulheres para pelo menos a metade dos ministérios do governo. A proposta foi feita durante lançamento de sua campanha em Fortaleza, no último sábado.

Segundo o candidato, a promessa vem de uma necessidade de aumentar a participação feminina na gestão pública brasileira. “É por isso que eu chamei a Kátia Abreu (PDT) para ser a minha vice, temos que mudar isso aqui”, disse, em um palanque lotado de políticos do sexo masculino.

A proposta tem inspiração clara no governo do premiê canadense Justin Trudeau, que promoveu a igualdade entre homens e mulheres no 1º escalão logo no início da gestão. Nos últimos anos, Ciro tem tentado se esforçado para rebater acusações de machismo contra ele, surgidas após polêmica frase dele sobre a ex-esposa Patrícia Pillar.

Na campanha de 2002, Ciro respondeu a uma entrevista que o papel de Patrícia em sua campanha era “dormir” com ele. Desde então, o ex-ministro diz se arrepender da frase. Patrícia, que mantém relação de amizade com Ciro até hoje, também tem reiterado em entrevistas que o ex-marido nunca foi machista e terá o seu voto neste ano.

Recomendado para você

5 Comentários

  • CARLOS disse:

    Esse para se Eleger promete tudo e nunca Fez nada, promete até soltar o Maior ladrão da História do Brasil , o Presidiário Luladrão, Julgado e Condenado por Corrupção e Lavagem de Dinheiro, vai levar muito é Fumo nas urnas , seu Aproveitador de meia Tigela.

  • Fabio Amorim disse:

    Melhor opção!! Ciro presidente!!

  • Leandro Linhares disse:

    Querido jornalista, quando o Justin Trudeau tava na faculdade o Ciro já tinha sido prefeito de Fortaleza com metade das secretarias ocupadas por mulheres e governador do Ceará com metade das secretarias ocupadas por mulheres, ele costuma falar sobre isso. Não é “inspiração clara”, é compromisso antigo. Eu não apurei a composição dos governos dele, só te digo aqui que já ouvi ele falar isso. Você jornalista pode fazê-lo e trazer uma matéria mais interessante.

    • Carlos Mazza disse:

      Olá Leandro, obrigado pelo retorno.

      Ciro vem dizendo que já faz isso sim, mas não é verdade. Em 1991, quando assumiu o governo do Ceará, Ciro indicou apenas duas mulheres secretárias, Maria Luiza Chaves (Educação) e Marfisa Aguiar (Desenvolvimento Urbano). O resto do primeiro escalão era composto por 18 homens.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *