Política

Em Fortaleza, Dirceu diz que Bolsonaro é um “Temer radicalizado” e PT tem claras chances de vitória

1590 11

José Dirceu está em Fortaleza para lançar livro de memórias. (Foto: Mateus Dantas/O POVO)

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) classificou o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), como um “Temer radicalizado”.  Segundo o petista, a candidatura do deputado federal, além do autoritarismo e da postura que classificou como “retrógrada”, representa a ideia de uma “economia liberal, de mercado, privatizante, de corte de gastos”. As declarações foram dadas durante entrevista coletiva na sede do Partido dos Trabalhadores, na tarde desta terça-feira, 25, para lançamento do livro de memórias do político.

Na análise do petista,  sempre que o País opta por políticas econômicas liberais o resultado é “desastre”. “O que está provado historicamente é que o País cresce quando o Estado tem participação através dos bancos públicos, do investimento público, quando se distribui renda, se fortalece o mercado interno e se fortalece o interesse internacional”, opina.

A questão prioritária do Brasil, diz, é a desigualdade social. Para corrigir este contexto, ele avalia que a elite financeira deveria pagar mais impostos. Comenta que não pode viver do “rentismo” e do juros. “Mas parece que o que estou falando aqui é uma ameaça ao mercado, ameaça a quem? A 1% da população, 5%?”, questionou.

LEIA TAMBÉM:

Análise: sob crítica, Bolsonaro para de crescer e Haddad se isola em segundo

Ibope segundo turno: Bolsonaro perde de Haddad, Ciro e Alckmin

Sobre as eleições deste ano, Dirceu vê o PT praticamente no segundo turno. Ele acredita, inclusive, que é possível ver PT e PSL empatados já na próxima semana. Se confirmado na segunda fase do pleito, ele diz pensar que as chances de Fernando Haddad (PT) vencer Bolsonaro são reais.

Com relação ao ex-prefeito de São Paulo, Dirceu diz que ele “tem lado”, que é o dos pobres. Minimizou o fato de Haddad ter perdido a reeleição municipal, em 2016, comparando-o a Fernando Henrique Cardoso, então no PMDB, que perdeu o mesmo cargo em 1985 para Jânio Quadros (PTB).  Destacou ainda que Haddad foi bom ministro em uma das pastas mais importantes, a Educação – 2005 a 2012.

“É um homem de diálogo como Lula, é um homem que escuta, sabe governar em coletivo, o que é muito importante no Brasil. Saberá escolher, inclusive, junto com os partidos que o apoiam, um ministério a altura do momento que o Brasil enfrenta. Não esse ministério do Temer, que ninguém aqui sabe o nome de dois ministros”, alfinetou. Questionado sobre o que falta a Haddad, respondeu: “Ser presidente”, brincou.

Pesquisa

Último levantamento Ibope, divulgado nessa segunda-feira, 24, mostra Bolsonaro na liderança, mantendo os 28% das intenções de voto. Em seguida, isolado na segunda posição, vem Haddad, com 22%. Ciro Gomes (PDT) se manteve com os 11% das intenções. Embora líder nas intenções de voto, Bolsonaro também lidera entre os candidatos mais rejeitados, com 46%, num crescimento de 4 pontos em relação a penúltima pesquisa. Haddad tem  soma 30%,  Marina Silva (Rede) 25%, Geraldo Alckmin (PSDB) 20% e Ciro Gomes (PDT) 18%.

Numa simulação de segundo turno, Bolsonaro empata apenas com Marina e perde para todos os outros oponentes. Para Haddad, a pesquisa mostra derrota de 43% a 37%. Para Ciro, 46% a 35%. Para Alckmin, 41% a 36%. Já com Marina, 39% a 39%.

Recomendado para você

11 Comentários

  • Carlos Ladislau disse:

    Gostado de saber o que esse jornal ganha para enaltecer bandidos como se fossem celebridades. Um bandido desses condenado a 39 anos ainda tem espaço na mídia! O outro dá ordem de dento da prisão por ser líder da pior facção que o Brasil já teve e ainda aparece na TV enganando o povo. Só no Brasil.

  • Um bandido e terrorismo desse deveria está na cadeia como o chefe da quadrilha.

  • geraldo cricri disse:

    Esse bandido psicopata deveria estrar dentro de uma jaula

  • Diogo Gomes disse:

    Um vagabundo bandido deste não tem moral nem pra falar, e este jornal ein só decepção estar assinando a falência da imprensa cearense.

  • Carlos disse:

    Que situação o Brasil se encontra,um condenado solto e outros vários preso manipulando as eleições! Me sinto triste e envergonhada !!

  • Antonio Maciel disse:

    Dirceu acha o que de si próprio?

  • Brasil disse:

    Esse vagabundo vem fazer articulação do Mal para o PT. Era para está preso chefe do mensalão.

  • André Melo disse:

    Esse vagabundo comunista safado. Esquece ele que quem colocou o TEMER no poder foram eles o povo não esqueceu não seu pilantra FDP.

  • Marcelo Dias disse:

    O que é que esse ladrão tá fazendo aqui em Fortaleza, um safado e cínico desse não tem moral nenhuma de falar de governo, pois foi no governo de Lula e ele ministro, que fizeram a maior roubalheira de todos os tempos no Brasil.
    A imprensa capacha como sempre, dá espaço a um safado desse.
    Deveria está era na cadeia, infelizmente tem Gilmar Mendes pra soltar essas pragas.
    A imprensa desrespeita a população quando divulga entrevista com gente safada igual a esse José Dirce, tenham vergonha na cara.

  • Marcelo Dias disse:

    Esse livro que esse pilantra tá lançando, é bem uma cartilha que ensina a roubar, só pode ser.

  • oliveira disse:

    um cara que foi treinado em cuba, fez cirurgia para mudar de identidade, viveu no brasil com nome falso por anos a ponto de se casar e ter filhos e nao dizer isso a sua mulher na época… o cara que arquitetou todas as marmotas e mamatas do primeiro governo Lula… o cara que numa entrevista (programa provocaçoes do finado abujamra) que arquitetou o foro de sao paulo (foi ele que disse… nao é tworia da conapiraçao) onde as farc era parte integrante… esse cara chama alguem de radical? e ele é o que,cara palida??

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *