“Alcirina” seria encabeçada por Ciro Gomes. (Foto: Agência Brasil/O POVO/Agência Brasil)

Grupo da sociedade civil lançou nesta quarta-feira, 3, na internet, abaixo-assinado em favor de chapa formada pelos candidatos à Presidência Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) ainda no primeiro turno. A iniciativa pode ser assinada por qualquer pessoa.

Segundo o apelo, a coalizão seria capitaneada pelo pededista, à frente dos outros dois candidatos e terceiro na última pesquisa Datafolha desta terça-feira, 2, com 11%. O cearense, além de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), é quem guarda mais possibilidades de avançar ao segundo turno da corrida presidencial.

A iniciativa, conforme o texto do manifesto, tem duas razões: uma é a ascensão de Bolsonaro, líder no último Datafolha com 32%. Ele representaria ameaça à democracia, segundo o manifesto.”Se eleito, ele vai apoiar e incitar discursos de ódio que colocam em risco a vida de mulheres, negros e comunidade LGBT, entre outras minorias”, diz trecho do texto.

Outro motivo é Haddad e o PT, sigla que o grupo diz ter protagonizado “escândalos de corrupção, favorecimento de empresários amigos do partido e política econômica que levou o país a uma crise da qual ainda estamos nos recuperando”.

Conforme o jornal Estado de S. Paulo, Ciro disse que aceitaria o apoio dos dois. Avaliou, entretanto, que seria indelicado pedir para que os oponentes abrissem mão da candidatura para lhe apoiar. “Não gosto de oportunismo”. Marina e Alckmin ainda não se manifestaram sobre a questão.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles