Reunião dos deputados estaduais na sala da presidência. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

O deputado estadual José Sarto (PDT) foi oficializado nesta sexta-feira, 11, candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), conforme este blog já havia antecipado. Nas primeiras palavras como postulante à sucessão do deputado Zezinho Albuquerque (PDT), também presente, sinalizou pretensão de modificar o Regimento Interno da Casa.

Ao falar sobre o texto que rege os deputados, Sarto ressaltou a importância de “pacificar entendimentos”. Na avaliação do pedetista,  na legislatura passada houve muitas dúvidas, por exemplo, em relação à Questão de Ordem. Além disso, trechos que contêm palavras como “dias corridos” e “dias úteis” também foram mencionados pelo parlamentar como causadores de discordâncias.

LEIA TAMBÉM: “Tinha a preferência dos deputados e do governador”, diz Tin Gomes sobre presidência da Assembleia

O ensurdecedor silêncio da Assembleia

Ainda no campo dos planos, Sarto projetou aproximação do parlamento cearense com os acadêmicos, sobretudo na área de orçamento.  “A gente carece muito de quem entenda de orçamento, quem entenda de planejamento. E aí a parceria com a academia vai nos ajudar. São coisas que a política, em si, às vezes tem ideia, mas não tem substrato”.

Sobre a escolha de Sarto, em meio a Tin Gomes e Evandro Leitão, ambos do PDT, Albuquerque disse que “nunca é fácil”, já que todos têm méritos para dirigir a Casa. Com base no argumento do atual presidente, o critério de desempate teria sido o tempo de Assembleia de Sarto.

“Só tem uma presidência e essa cabia àquele que tem mais mandatos, o mais antigo da Casa, que tem relacionamento muito bom com os outros deputados há muitas legislaturas”.

Albuquerque delegou ao candidato governista a condução das conversas para formatação da Mesa Diretora. Disse, entretanto, que além do PDT, com 14 deputados para esta legislatura, partidos como PT e MDB, ambos com quatro eleitos, também podem ocupar assentos na Mesa.

Tagged in:

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles