Requerimento de convocação do ministro da Educação apresentado hoje à Comissão de Educação da Câmara (Foto: reprodução)

Deputado federal e ex-secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar (PDT) protocolou requerimento na Câmara na manhã desta terça-feira com pedido para que o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, apresente os planos e metas para a condução da pasta.

Sucessor de Ricardo Vélez no MEC, Weintraub foi anunciado titular do posto ontem por Jair Bolsonaro (PSL).

Como se trata de requerimento de convocação, caso seja aprovado, o ministro será obrigado a prestar esclarecimentos na Comissão de Educação, onde o pedido foi apresentado.

Um dos integrantes do colegiado, o parlamentar cearense afirma no documento que, devido às crises no MEC, “até o momento não se sabe quais projetos serão priorizados” nem “como serão tratados pelo ministério temas de grande relevância para a educação, como o Fundeb”.

Análise: escolha de olavista para o MEC é declaração de guerra contra militares

Um dos momentos de maior desgaste do agora ex-ministro Vélez Rodríguez foi exatamente em audiência na Comissão de Educação da Câmara.

Lá, o número 1 do MEC foi questionado pela deputada de primeiro mandado Tabata Amaral, também do PDT, que criticou o auxiliar de Bolsonaro por seu despreparo. Menos de 15 dias depois, o presidente o demitiria da pasta.

Realizada no dia 27 de março, a audiência de Vélez foi solicitada pelo deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) e subscrita por Idilvan Alencar.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles