Política

Governo suspende 53 bolsas de mestrado e doutorado da UFC

8196 21

Foto: Divulgação

Ao menos 53 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram eliminadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação subordinada ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo a universidade, o congelamento atinge 23 bolsas de mestrado e 20 de doutorado de programas com notas até cinco, além de dez bolsas de pós-doutorado com a mesma avaliação. As informações são da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

A instituição também informou que foram recolhidas bolsas de programas com notas 6 e 7, “justamente aquelas consideradas de excelência internacional”.

O estrago no setor de ponta da pesquisa na UFC, porém, ainda é desconhecido, já que essas bolsas são geridas diretamente pelos programas de pós-graduação.

Até agora, todos os segmentos da universidade vêm sendo atingidos de modo indiscriminado. De acordo com a entidade, cujo orçamento para custeio já havia perdido R$ 46 milhões após contingenciamento feito pelo ministro da Educação Abraham Weintraub, os cortes levados a cabo pelo governo “são aleatórios”, sem obedecer a qualquer critério.

Na UFC, os casos mais graves se concentram nas bolsas distribuídas nos programas de pós-doutorado porque, conforme a Pró-Reitoria, retira-se a subvenção de pesquisadores “ainda sem vínculo empregatício, mas com titulação de doutor e, portanto, forte formação acadêmica” e que “pretendem desenvolver suas pesquisas na UFC”.

A universidade acrescenta ainda que os “pós-doutorados atraem bons profissionais e pesquisadores em formação de outras instituições, estados e até países”.

O recolhimento das bolsas, defende a UFC, “cria graves problemas para pessoas que se afastaram de suas localidades, por vezes abandonando empregos, para incrementar sua formação científica conosco”.

O congelamento do financiamento para pesquisa incide sobre as bolsas consideradas com vacância pela Capes no mês de maio.

A UFC argumenta, porém, que “é próprio da dinâmica dos cursos de pós-graduação que algumas bolsas fiquem ociosas por algum tempo (alguns meses, no máximo), no caso em que alguns alunos concluem seus cursos ao defenderem suas dissertações e teses”.

Em todo o País, o governo promove suspensão de recursos das universidades e institutos federais na escala de até 30%. Apenas no Ceará, como O POVO mostrou na última semana, foram congelados R$ 108 milhões de UFC, Unilab, UFCA e IFECE.

Recomendado para você

21 Comentários

  • FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA disse:

    Sugestão :
    Que tal pesquisar os temas trabalhados. Por que há alguns “cidadãos de bem” que acham isso normal…Triste é ver que se governa com picuínha…ciência nem pensar.

  • BobMl disse:

    Isso não me surpreende, pois este mesmo tipo de ação foi tomada na época de FHC, um liberal assumido, assim como este governo que aí está. Neoliberalismo é isso: Estado mínimo com imposto máximo.

  • Alexandre Magno de Sousa Barros disse:

    Só privilegiava as panelinhas. Tem ancião vivendo só de bolsa pública há muitos anos. Nas seleções do passam os “elegidos”

  • joao f disse:

    Um desastre total. Não tem a menor idéia do que está fazendo. Cortar bolsas de doutorado e mestrado com notas 6 e 5. Se já era ruim, vaio piorar.

  • Carlos disse:

    Guerra de nervo que esse reitor está fazendo foi blowuwsdob6 30% por falta de prestação contas e os outros 70%?

  • Geovane Uchoa disse:

    Que absurdo querer barrar a Ciência. É da pesquisa que sai o progresso. Por exemplo uma vacina pra uma doença. Que Deus nos proteja desse desgonverno imbecil… e os políticos ganhando dinheiro pra aprovar uma reforma da Previdência para acabar com nossa aposentadoria.

  • Long dong disse:

    Tem que cortar as bolsas dos maconheiros das humanas, e deixar só para as exatas, engenharias e saúde. Bola pra frente bolsomito.

  • Claudio disse:

    O dinheiro suspenso é o que financiava órgãos e movimentos esquerdistas. Verdadeiros parasitas nas universidades. Não se desesperem, vagabundos. Vai piorar muito ainda pra vocês, podem continuar mentindo no jornais.

  • Dayse disse:

    Vamos todos pras ruas dia 15 manifestar nossa indignação, contra um governo cínico facista. Uma nação se desenvolve só através da educação e do trabalho perseverante.

  • antônio wellington disse:

    oxi…e vcs não sabiam o que é estado mínimo?
    agora, é só fazer a dança da arminha….ridículos.

  • Elvira Rios disse:

    Educando a criança não será permitido punir o homem.

  • Fernando disse:

    So joguinho da mídia com os esquerdopatas!
    Para os que não sabem do jogo de QI para seconseguir uma bolsa.
    Obs. QI não é quociente de inteligencia tá!

  • Fernando disse:

    E os resultados de pesquisas basicas engavetadas? Que nunca serviram e nem servirão?
    E as pesquisas que não são divulgadas por pressão dos grandes lobyes?
    Só se divulgando o que querem e lhes são comvenientes!

  • Lulu disse:

    Mito, bolsomito, cadê os bolsominions?

  • Claudio Lima disse:

    A galera q fala mal não sabe nem o que é uma faculdade. Não entende nada da dinâmica do meio acadêmico, ouviu o um vídeo de alguém falando alguma coisa e se acha expert.

  • Davis disse:

    Odiotaopata sempre vai acreditar que as merdas que estão sendo feita no Brasil e por causa da esquerda acorda idiota o Brasil já não e mais governado.pela esquerda e as decisões estão sendo feitas para Seder pressões do centrão para conseguir liberar mais verbas para aprovar emendas e até mesmo a reforma da previdência se não for assim otario teu governo não aprova nada

  • Carlos disse:

    Seria ótimo esse repórter fazer uma reportagem o que acontece dentro das universidades aqui .Vcs nem imaginam o que se passa , salas pixadas, sexo , nudez e drogas . Se aluno e professor não são de esquerda são humilhados discriminados a pressão é inorme , infelizmente era prar ser um ambiente de estudos mas virou ambiente político ,

    • joao f disse:

      A pressõa é “inorme”? É assim que vc quer falar de ciência e sobre pesquisa? O problema é que na internet qq ignorante fala, repete o que houve, as vezes é pago pra isso, e não tem a menor idéia do que acontece no mundo real.

    • Henrique Araújo disse:

      Oi, Carlos. Boa tarde. Queria que apontasse exatamente onde o senhor tem verificado a ocorrência desses eventos e em qual universidade. Deixe as informações aqui na caixa de comentários, que nós faremos a reportagem.

  • João Figueiredo Junior disse:

    É só verificar os temas e investigar como são distribuídas essas bolsas que o corte merecerá 100%. Essas bolsas se tornaram a festa dos esquerdistas.

  • Sérgio disse:

    Se está vago, não prejudicou ninguém!!!
    Era uma reserva???

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − um =