Política

Com cortes, IFCE só consegue se manter até agosto, diz reitor

10193 23

Reitor do IFCE participou de evento para debater cortes na Assembleia (Foto: Divulgação/AL-CE)

O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, disse nesta sexta-feira, 31, que, por conta dos cortes anunciados pelo governo federal no ensino superior, o funcionamento da instituição pode ficar comprometido a partir de agosto. “Com o valor do nosso orçamento comprometido, só conseguimos manter e chegar com a instituição até o final de agosto”, disse.

Virgílio participou de evento para debater contingenciamento no setor realizado nesta sexta-feira na Assembleia. Em discurso ao lado de reitores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Virgílio lamentou ainda o impacto dos cortes no IFCE.

“Temos todos os nossos cursos muito bem avaliados, com conceitos altos nos medidores de educação, e muito importantes para o desenvolvimento regional do nosso Estado. Em vez de retroceder, devemos valorizar nossas instituições, pois o verdadeiro caminho para o desenvolvimento nacional passa pela educação, ciência e tecnologia “, disse.

Presente no evento, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, acusou o governo federal de tocar “uma clara campanha de desmoralização” de universidades públicas do País. Segundo o dirigente da UFC,  ação seria patrocinada por “cortes brutais” anunciados no setor e pela veiculação de “falácias e inverdades”.

“É falacioso e inverdade dizer que o Brasil já gasta muito com educação superior. Outra inverdade dita por Jair Bolsonaro é que toda pesquisa no Brasil é realizada por universidades privadas, quando, na realidade, 95% das pesquisas feitas no País são de universidades públicas”, disse Henry, durante audiência na Assembleia para discutir cortes no setor.

Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Alexandre Cunha Costa também protestou contra os cortes. ““Questiono-me e lanço esse questionamento reflexivo sobre como seria o estado do Ceará e o Nordeste brasileiro sem as universidades públicas aqui representadas. É difícil imaginar isso”.

O que dizem os reitores:

“Apesar de concentrarem 20% dos alunos do ensino superior do País, essas instituições respondem por mais de 90% das pesquisas. A nossa universidade forma agora em julho o profissional de número 100 mil. Essa é a balbúrdia que produzimos”, Henry Campos, reitor da UFC.

“Temos todos os nossos cursos muito bem avaliados, com conceitos altos nos medidores de educação, e muito importantes para o desenvolvimento regional do nosso Estado. Em vez de retroceder, devemos valorizar nossas instituições”, Virgílio Araripe, reitor do IFCE.

“Questiono-me e lanço esse questionamento reflexivo sobre como seria o estado do Ceará e o Nordeste sem as universidades aqui representadas. É difícil imaginar isso, portanto não há como medir a dimensão da importância das universidades”, Alexandre Cunha, reitor da Unilab.

“Cortamos todos os auxílios para pesquisadores, além de manutenção predial (…) somos vistos como ameaças, quando, na verdade, poderíamos ser a solução”, Ricardo Luiz, reitor da UFCA.

Recomendado para você

23 Comentários

  • Carlos disse:

    Todos reclamam. Mais nenhum tem coragem de dizer qto é o orçamento anual !!

    • Amyr Feitosa disse:

      mesmo sem aumento real no orçamento já que lo desgoverno Temer limitou

      as despesas congelando-as por vinte anos mesmo assim o orçamento deste ano prevê um deficit de 139 bilhões que elevará a dívida pública que eleva o valor dos juro pagos e contabilizados anualmente … ou resolvem isto ou o país explode antes de 2021 … só lembrando o deficit da previdência que é do setor público e dos benefícios concedidos pela constituição vigente em 2018 chegou a $ 390 bilhões … no governo Itamar não existia deficit nenhum e chegamos à beira do caos e nossa expectativa é sermos uma nova Venezuela quadruplicada se nada for feito..

    • Aislan disse:

      Se eu não me engano esse orçamento anual ele é público e descriminado. Antes de vir falar, procura.

  • Carlos disse:

    Deveria era colocar todos pra fora e fazer uma renovação através de concursos!não indicação#

    • Alexandre disse:

      Só se entra no IFCE por concursos… Sou servidor do IFCE há 5 anos e nada do que o governo alega sobre as instituições superiores e educação é verdade. Absolutamente nada.

  • Jefferson disse:

    O impressionante nesse momento de desgraças contra o povo, é vermos comentários de fanáticos toscos que buscam teorias da conspiração. Inventaram agora de ofender reitores e falar de transparência ao invés de olhar o óbvio. Somos uma nação definitivamente fracassada ! Merecemos o que virá !

  • AQUILES CHAVES DE MELO disse:

    Carlos, são concursados já. O corpo de diretores e gestores do IFCE é de servidores concursados. Poderia se informar antes de replicar bolsonarisses….

  • Amyr Feitosa disse:

    os dirigentes do IFCE que inexplicavelmente aio da são nomeados pela camarilha petista sabe perfeitamente que todo ano invariavelmente há contigenciamento para tentar evitar explosão de gastos e na data certa suplementado o crédito para as despesas que são obrigatórias e são pagas por sucessivos desgovernos dos últimos 34 anos sempre com deficit público orçamentário … estes energúmenos já deveriam ter sido demitidos há meses … é o governo tendo de funcionar com seu inimigos um absurdo e estupidez … se for incompetência aí nem Zeus salva este país de uma explosão de despesas e roubalheira.

  • JOSÉ FLAVIO BRUNO BRUNO disse:

    Quando o Lula e a Dilma cortaram as verbas da educação ficaram com o rabo entre as pernas e não falaram nada.

  • Maciano Victor disse:

    Quando chegar no mês de agosto, o reitor envia um ofício solicitando um crédito suplementar ao MEC. Estão fazendo tempestade num corpo d’ água. Qual o brasileiro que não atrasa uma conta, quando tem pouco dinheiro?

  • ROBERIO MENDES DE LIMA disse:

    Tolo… o cearense que voltou no Bolso. Otário… o cearense que votou no Bolsonaro. Idiota… o cearense que votou neste calhorda. Azarento… o cearense que votou neste jumento.

  • Eduardo Pinheiro disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pois então fecha ué

  • César AraAraújo ujo disse:

    Pq esse desgoverno não fecha logo as Universidades Federais e os Institutos Federais? Já sabemos que ele não gosta de ver pobre em universidade. Fica com chantagens iguais os políticos do congresso, depois fica falando q os universitários fazem balbúrdia, mentindo para seus eleitores no Twitter.

  • Carlos disse:

    Robério até agora não é ladrão como vcs seu doente, está vendo os bandidos como o chefe , Dirceu Palocci , qual moral que vcs tem de falarem do Bolsonaro?sua revolta pq ganhava sem trabalhar, orwstsv6 atenção e anota: 8 anos com Bolsonaro depois vem o pai de vcs o homem que teve coragem de mandar pra cadeia esses bandidos JUIZ SÉRGIO MORO MAIS 8 ANOS!!!BABACA !

  • Renne Anderson disse:

    Eduardo Pinheiro vai tomar no seu ânus junto com teu presidente racista e miliciano!

  • Shara Macedo Fontenelle Teixeira disse:

    Não devemos esquecer o que realmente está em jogo aqui. Esqueçamos os políticos, juízes, parlamento… o está em questão é o ensino público. Quem não quer escolas e universidades públicas?
    Quem não quer que seu filho estude em uma instituição gratuita?
    A questão da transparência de gastos, é só olhar no site das escolas ou instituições.
    Não vou comentar sobre isso, porque não é o primeiro passo. Antes de criticarmos, devemos proteger o ensino que temos direito para, depois, colocar em prática nossas questões.
    Devemos analisar que eles *PT, PSDB e o c… de asa, irão permanecer no congresso.
    E nós?

  • João disse:

    Nosso nordeste não pode continuar atrasado e continuar sendo curral eleitoral da esquerda com a desculpas de coitados menos favorecidos, porque o pt não melhorou as condições do Nordeste em estrutura com boas obras? Porque o pt não tirou as universidades brasileiras das últimas posições? Não enganar os que possui menos educação pois eles são vítimas desses governos corruptos e são usados como burro de carroça que só vai até onde o dono quer. Somos ricos por natureza e pobres de honestidade. Muda Nordeste, muda Brasil! Cearense.

  • ANDERSON DOURADO CUNHA disse:

    Senhores reitores, acreditou em vcs! Porém não posso por minha mão no fogo quando o contingenciamento é pouco mais que 3% do orçamento … Quando a proposta do q será cortado é de gastos não essenciais …
    Na verdade eu gostaria mais explicações sobre no que é gastos esses impostos hoje, e o que de fato será retirado com esses cortes !

  • Paula disse:

    O Reitor vai usar a descupa do corte de 3.6% pra justificar os erros q cometeu na gestao da universidade….tipico esquerdista q coloca a culpa nos outros e nunca assume os proprios erros….a universidade foi má administrada.pura incopetencia….

  • Fui aluno do Instituto Federal por seis anos! E digo com todas as minhas forças! Tive que estudar muito e mostrar serviço para caminhar no curso de licenciatura em Artes Visuais. Me tornei bolsista do programa de incentivo de iniciação a docência, no qual tinha que dá aulas duas vezes por semana no conj. Ceará, e eu e todos os bolsistas éramos fiscalizados por professores supervisores, no IFCE e na própria escola! Nunca recebi bolsa para brincar, para fazer hora na faculdade, dediquei seis anos de estudos intensos, ou era cortado, reprovado!
    Portanto essa história, de que as faculdades são feitas de bagunça, ou de negligência é uma afirmação ridícula, e demasiadamente mentirosa!
    Estudei com professores altamente qualificados, com recursos extremamente modernos, como máquinas fotográficas e computadores com tecnologias de ponta.
    A retirada de investimentos dos Institutos Federais é um crime! Retirar a oportunidade de estudar de jovens de ensino médio e nível superior, jovens que por muitas vezes são de famílias pobres, que não tem condições nem de pagar as passagens de ônibus, que enxergam nos estudos, a oportunidade de crescimento! Acorda Brasil! Governo anti educação é governo equivocado, é governo estupido, perdido no tempo da sua burrice e ignorância!

  • José Airton de Melo disse:

    Desnecessário este símbolo religioso ao fundo. Infringe a outros credos!

  • Ana Ingrid Machado disse:

    Essas universidades e escolas de curso técnico são de bastante importância, tanto para seus respectivos estados quanto para o país, muitos alunos tem seus sonhos, e muitos deles têm o sonho de entrar em institutos federais, ainda quero muito ver pessoas tendo seus sonhos realizados de estudar em um Instituto Federal, e eles são de bastante importância para a educação de quem já teve a oportunidade de estudar lá, mas, ainda temos muitas pessoas com o sonho de entrar lá, sou uma delas e não quero ter meus pensamentos destruídos.

  • mudancas rj disse:

    Junte-se a transformação no transporte de cargas.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *