A expectativa é a realização de 6.000 atendimentos e mais de 4.000 exames gratuitos na região até agosto

Com o intuito de contribuir com a saúde das mulheres cearenses, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher instala-se por tempo determinado em alguns bairros de Fortaleza. Após três meses no bairro Canindezinho, a unidade chegou ao Mondubim em junho. A expectativa é a realização de 6.000 atendimentos e mais de 4.000 exames gratuitos na região até agosto.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade recebe os encaminhamentos de postos de saúde e hospitais da Regional VI. No próprio posto de saúde, a paciente pode agendar o atendimento na Unidade Móvel, localizada na Policlínica do Jangurussu.

A Unidade

Em parceria com as prefeituras municipais, o projeto das unidades móveis está presente em 23 estados brasileiros. Tendo como foco o combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero, mais comuns entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer, as unidades buscam facilitar o acesso à saúde feminina.

A estrutura móvel consiste em um caminhão com divisão entre ambientes: consultório para exames de prevenção, sala de mamografia, banheiro, recepção e sala de espera, além de uma tenda externa com espaço para ações educativas. A proposta é ampliar o projeto para todos os estados.

Resultados anteriores

Antes de chegar ao Mondubim, a unidade esteve no bairro Canindezinho, localizado na Regional V. Durante três meses, foram realizadas 944 mamografias e 1.772 exames clínicos de mamas. Além disso, 5.540 pessoas participaram de ações educativas em saúde.

Foto: Sesc CE/Divulgação

Exames

Na unidade, as mulheres podem realizar exames clínicos das mamas, mamografia e Papanicolau (que detecta doenças sexualmente transmissíveis (DST) e sinais de câncer de colo uterino). A análise dos exames é encaminhada ao Instituto de Câncer do Ceará (ICC) e para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP). Se houver alterações, as pacientes são direcionadas para o Sistema Único de Saúde e, em casos mais evidentes, são encaminhadas para o centro de alta complexidade em oncologia mais próximo ao Município.

O público prioritário são mulheres de 25 a 64 anos, para fazer o Papanicolau, e a partir dos 40 anos, mamografias anuais.

Serviço:
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher
Local: Policlínica do Jangurussu (Estrada do Itaperi, S/N)
Horário de atendimento: das 8h às 17h