Em passeios de barco no Rio Ceará, participantes desfrutam da paisagem e dialogam sobre temáticas especiais. Próximas edições acontecem em outubro, novembro e dezembro

O projeto tem como cenário o Rio Ceará, localizado no bairro mais antigo de Fortaleza, a Barra do Ceará. (Foto: Sesc Ceará)

No berço do Ceará, o rio de mesmo nome recebeu os primeiros exploradores que chegaram às terras desconhecidas. Até hoje, o lugar tem uma bela paisagem, que é palco do Projeto Sesc Conversas Flutuantes. Promovido pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-Ce), os passeios de barco com diálogos temáticos acontecem sob o encontro do rio com o mar, na Barra do Ceará. Para participar das próximas edições, podem inscrever-se instituições educativas e sociais, por meio de ofício de solicitação ao Sesc.

Neste ano, foram realizadas cinco edições, sendo a última, parte da programação especial do Encontro Sesc Povos do Mar, projeto também promovido pelo Sesc. Estima-se que, somente neste ano, mais de 500 pessoas já tenham participado dos passeios. Dia do índio, Dia do Meio Ambiente e aniversário da Barra do Ceará – marco zero de Fortaleza – já foram assuntos dos encontros.

Para a professora Daly Andrade, sua experiência no Conversas Flutuantes, no último mês de julho, ficará na memória. Na edição especial de aniversário de 413 anos da Barra do Ceará, a docente relembra a palestra no barco sobre a chegada do português Martin Soares Moreno ao Ceará. “O que mais me marcou foi ter a oportunidade de passar pelas águas onde pessoas fundamentais para a história estiveram”, reconhece Daly.

Os participantes conhecem mais de assuntos relevantes para a cidadania. (Foto: Sesc Ceará)

O PROJETO
Pensado para promover a contemplação da natureza junto a aprendizados, a vivência náutica aproxima o público da fauna e da flora locais. Por receber o encontro do rio e do mar, a região tem características típicas de manguezal e belezas naturais, as quais, somadas à importância histórica da Barra do Ceará, tornam o Projeto Sesc Conversas Flutuantes uma oportunidade de aprendizado, didática e agradável.

PARTICIPAÇÃO
Para participar, escolas, entidades e organizações sociais interessadas devem enviar ofício direcionado à Diretora Regional, Antônia Regina Pinho da Costa. O documento deve conter um histórico de atuação da instituição. Cada instituição pode participar com até 40 pessoas.

PRÓXIMAS EDIÇÕES
17/10: Semana da Consciência Negra (160 vagas)
10/11: Dia da Criança e ao Dia do Idoso (160 vagas)
01/12: Dia da Pessoa com Deficiência (80 vagas)

SERVIÇO

Projeto Sesc Conversas Flutuantes – Fortaleza
Onde: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)
Informações: (85) 3195 8726
Solicitação de participação: Central de Documentação (Cedoc) do Sesc – R. Pereira Filgueiras, 1070, 9º andar – Aldeota