Outros 2.500 artistas da literatura, música, teatro, áudio visual e tradição participam do evento que acontece em 28 cidades do Sul do Ceará

De hoje a 14 de novembro, 28 cidades do sul do Ceará recebem a 19ª edição da Mostra Cariri de Culturas. Reunindo certa de 2.500 artistas de todo o país e mais de 260 atividades gratuitas, o evento tem o objetivo de difundir a arte nos diferentes formatos. A expectativa é receber mais de 200 mil pessoas. Entre os destaques, estão os shows de Erasmo Carlos, Lenine e Paralamas do Sucesso. Toda a programação está disponível no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo para smartphones “Mostra Sesc Cariri”.

A Mostra conta com 75 trabalhados selecionados, sendo 34 do Sudeste, 27 do
Nordeste, nove do Sul e cinco do Centro-Oeste. As atividades são divididas entre as linguagens das artes: literatura, música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e tradição. Além disso, serão promovidos debates de formação e intercâmbio cultural com os temas Seminário Arte e Pensamento e a Feira Popular de Cultura. Ao todo, foram 3.244 inscrições de projetos, superando em 41,13% ao número de grupos inscritos no ano passado (1.857). Além disso, 106 grupos e artistas de cultura popular foram convidados para participar dos shows.

“O público da região e os milhares de visitantes ganham com esse amplo
acesso às diversas linguagens artísticas, disponíveis em espaços públicos, de maneira gratuita e para todas as idades”, afirma Luiz Gastão Bittencourt, presidente da Fecomércio-Ce. (Foto: Divulgação).

Feira Popular de Cultura
De 11 a 13, a Praça José Geraldo da Cruz (Praça da Estação) transforma-se em um espaço para economia criativa. Além das apresentações diárias de diferentes vertentes, o público pode encontrar estandes de artesãos locais com cordel, xilogravura e outras artes. Outra novidade é o “Sebo Colaborativo”: durante a Feira de Literatura, que acontece na Praça da Sé no Crato, qualquer pessoa pode levar um livro para trocar por outro disponível no local. O objetivo é proporcionar troca de obras entre leitores.

Formação cultural
O Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato, recebe o Seminário Arte e Pensamento com o tema “O visível e o invisível na Cultura e na sociedade brasileira”, reunindo estudo de teóricos nacionais. Nos dias 13 e 14, o público pode contar com a atividade de formação de artistas.

Shows
Entre as atividades mais esperadas estão os show de artistas da música brasileira. No Crato, Lenine sobre ao palco na sexta, 10. No sábado, 11, é dia de Erasmo Carlos levar os clássicos para Barbalha. Finalizando a Mostra em Juazeiro do Norte, é a vez dos Paralamas do Sucesso na terça, 14. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Entre as atrações da edição, está o show do símbolo da Jovem Guarsda (Foto: Ribamar Neto/Sesc CE).

A banda cearense Selvagens à Procura de Lei, que estará no festival de música internacional, Lollapalooza, afirma que a região do Cariri sempre faz parte das rotas de show das bandas de Rock brasileiras. “Ano passado fizemos 3 shows em um só dia no Juazeiro do Norte e toda a galera da região chegou junto. É muito bom estar dentro da Mostra, ao lado de tantos outros artistas, num clima não de competitividade, mas de muita arte e inspiração”, conta o cantor e guitarrista Rafael Martins. A apresentação da banda acontece no domingo, 12 no Crato.

Sustentabilidade
Com temática sustentável, a programação especial “Pensando Verde na Mostra” incentiva o público a destinar corretamente os materiais recicláveis. O público leva garrafas pet e latas de alumínio até um dos pontos da campanha (Crato/Juazeiro do Norte), troca pela participação em uma vivência de replantio, ganha uma muda de planta (ornamental, florestal, medicinal ou hortaliças), recebe orientações para os cuidados, registra o plantio em suas redes sociais, desfruta de sua contribuição para a sustentabilidade e ainda pode participar de uma vivência de replantio.

Cidades
Tendo com polos, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, a Mostra acontece em 28 outras
cidades da região Sul do Ceará. Entre elas, Antonina do Norte, Araripe, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Tarrafas.

A Mostra Sesc Cariri
Já em sua 19ª edição, a Mostra Sesc Cariri foi idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará para ser um cenário de apresentações de espetáculos das diferentes vertentes da arte (teatro, música, circo, literatura e audiovisual). Desde o início, a proposta é realizar
intercâmbio entre todas as linguagens de arte e os moradores da Região do Cariri.

Palhaça do grupo As Marias da Graça, Samantha Anciães destaca a expectativa de participar do evento. Segundo ela, fazer circuito no nordeste é sinal de renovação para o grupo, principalmente pela animação da platéia. “A nossa expectativa é sempre muito grande, pela troca com os artistas locais, que é muito rica, e com o público, que sempre nos recebe calorosamente!”

Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de
contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo
caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.

Serviço:
19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 10 a 14 de novembro
Local: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha)
Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”,
disponível para Android e iOS