Biblioteca Rachel de Queiroz e Biblioteca Infantil do Sesc recebem atividades em busca da
valorização da cultura africana

Comemorado nesta segunda, 20, o Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 para
relembrar a morte de Zumbi dos Palmares em 1695. Com o objetivo de valorizar a cultura e os escritores negros, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove atividades culturais gratuitas na Biblioteca Rachel de Queiroz e na Biblioteca Infantil.

A data surgiu como dia simbólico em busca da promoção da igualdade racial e reflexão sobre racismo e inserção do negro na sociedade. Segundo levantamento da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura (MINC), o Brasil tem aproximadamente 1.200 comunidades quilombolas. Elas estão localizadas em todos os estados, exceto Acre, Roraima e Distrito Federal.

Foto: Shutterstock/View Apart

Zumbi dos Palmares
Líder do Quilombo dos Palmares (Alagoas), Zumbi liderou o quilombo por 15 anos. Após 18
expedições do governo português para erradicar o lugar, uma emboscada dos bandeirantes matou o líder, em 1695. Mesmo assim, o espaço sobreviveu até 1710. Hoje, os quilombolas são considerados os descendentes dos escravos fugidos para os quilombos.

Literatura africana
Entre os destaques da literatura do Continente está o moçambicano Mia Couto. Ganhador de diversos Prêmios como Camões (2013), Prémio União Latina de Literaturas Românicas (2007), Neustadt International Prize for Literature (2014), entre outros. Além disso, em 1998, o escritor foi eleito sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Terra Sonâmbula é seu romance de maior notoriedade.

SERVIÇO
Dia Nacional da Consciência Negra
Onde: Biblioteca Rachel de Queiroz (Rua General Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)
Quando: 20/11 às 10h e 16h
Gratuito