A Caravana oferece descontração e contação de histórias para as crianças (Foto: Pixabay)

Desde 2009 o projeto Caravana do Afeto oferece momentos de descontração para crianças internadas na Santa Casa de Misericórdia do Município

Participar de tratamentos de saúde em hospitais não é fácil, especialmente para crianças. A realidade se torna ainda mais difícil quando os pequenos precisam se deslocar de suas cidades, em busca de tratamentos em lugares estranhos ao seu convívio. Essa é a realidade encontrada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, zona norte do Estado do Ceará, onde milhares de pessoas recorrem diariamente a tratamentos de saúde, oriundos de toda região norte do Estado e do Piauí.

Essa história, no entanto, vem sendo transformada há nove anos, quando uma estagiária do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) idealizou o projeto ‘Caravana do Afeto’. A ideia é oferecer, através da contação de histórias, performances e musicoterapia, momentos de descontração para crianças que estão em tratamento nas áreas de quimioterapia e pediatria do hospital. O projeto acontece todas as terças-feiras, das 9h às 10h.

“Observamos que, quando a equipe chega, as crianças já apresentam um olhar diferente”, explica Socorro Sucupira, supervisora do Programa Cultura da Unidade Sobral do Sesc/CE. “As crianças estão muitas vezes na cama tomando soro, levando injeções, é um momento muito difícil tanto para elas como para a família. Elas estão preocupadas, então quando chega algo diferente, uma música, um livro que damos para elas folhearem, percebemos um sorriso. É um momento muito rápido, porque as pessoas do projeto não podem demorar [por conta de cuidados do hospital], mas acredito que contribui muito. Elas até esquecem que estão num ambiente hospitalar”, reflete a supervisora.

Os membros da equipe Caravana do Afeto usam fantasias do universo infantil, tocam e cantam canções para as crianças. No hospital, o trabalho de humanização da caravana é apoiado pelo serviço de Terapia Ocupacional, que visita e conversa diariamente com cada criança e seu acompanhante.

Além da Caravana do Afeto, o Sesc desenvolve diversos projetos de promoção social passando por educação, atividades de lazer, cultura e saúde preventiva voltadas o trabalhador do comércio de Sobral e região do entorno. Para ter acesso, basta possuir o Cartão Sesc, que pode ser emitido na hora, na Unidade Sesc (Boulevard João Barbosa, nº 902 – Centro).

Saiba mais em: www.sesc-ce.com.br/post_unit/sobral-2/