Localizado a poucos quilômetros de Fortaleza, o Sesc Iparana Hotel Ecológico oferece entre suas atrações a Fazendinha Ecológica. Ideia é preservar a memória cultural do sertão nordestino

 

A praia de Iparana, no município de Caucaia, abriga o Sesc Iparana Hotel Ecológico. A poucos quilômetros da capital cearense, o hotel oferece oportunidades de diversão e contato com a natureza para crianças e familiares, que têm a oportunidade de apreciar, muitas vezes pela primeira vez, a Mata Atlântica e a vida de animais. Entre suas atrações, o hotel ecológico oferece aos visitantes uma trilha por área de mata atlântica protegida. Ao final, encontra-se uma fazendinha, que tem por objetivo manter acesa a lembrança do sertão nordestino.

A Casa de Taipa, rodeada de alpendre, contém móveis e cenários que lembram a vida tranquila das famílias do interior: fogão a lenha, pilão utilizado no preparo da farinha de cuscuz, pote de barro com água fria para beber, além da religiosidade sertaneja representada no altar de orações. Ao lado, uma “bodega” (mercadinho) ajuda a dar o tom de interior nordestino. As terças e quintas a instituição recebe o projeto Escola Vem ao Sesc, no qual colégios enviam crianças para conhecer as atrações ecológicas do local.

Para tornar ainda mais real essa viagem ao campo, as crianças e seus familiares podem ver os animais da fazenda: galinhas, capotes, patos, gansos, ovelhas e porquinho da índia. O jumentinho, a égua Esmeralda, o pônei Popó, os cavalos Sabonete e Apache também moram na fazendinha educacional, recebendo visitas pela manhã e pela tarde. Todos os bichos têm acompanhamento veterinário e são cuidados pela equipe do Hotel.

“Os estudantes ficam encantados com as plantas, como o cheiro do limãozinho e o cipó que armazena água. É um privilégio para o Sesc preservar um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica no Ceará”, relata o agrônomo Francisco Moreira Cardoso, integrante dos projetos ambientais do Sesc.

Serviço
Fazendinha Sesc Iparana Hotel Ecológico
Local: Rua José de Alencar, 150, Iparana, Caucaia
Reservas: pelo site reservas.sesc-ce.com.br/reservaonline – Escolas podem agendar visitas através do e-mail escolavemaosesc@sesc-ce.com.br
Mais informações: 0800 275 5250 / (85) 3462 6350