Sesc/Ce atua para levar conscientização acerca do Alzheimer para a população (Foto: Jr Panela)

Olhar no espelho e perceber as marcas do tempo, estampadas no corpo e na memória. Cada vez mais pessoas vão se deparar com essa nova fase de vida, a terceira idade. Segundo pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com mais de 65 anos serão 15% do total de brasileiros já em 2034, ultrapassando a barreira de 20% em 2046. O envelhecimento populacional é tão visível que, em 2039, o número de idosos superará o de crianças de até 14 anos. Ou seja, estamos vivenciando uma trajetória de envelhecimento da população no nosso país.

Com a idade, surgem os novos desafios. Um deles é a Doença de Alzheimer, patologia que costuma se desenvolver em pessoas idosas, com mais de 60 anos. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil, já são mais de um 1,6 milhão de pessoas acometidas pela condição. No mundo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê o aumento nos casos até 2050, chegando a 135,5 milhões.

Por ser degenerativa, a dificuldade de diagnóstico contribui para o preconceito e a falta de aceitação social. Entre os sintomas, a perda de memória recente dificulta a vida cotidiana, seja na realização de tarefas ou em se localizar no tempo e espaço. É ainda comum associar com problemas com a fala e escrita e com mudanças bruscas de humor.

Neste contexto, promover atividades voltadas para a conscientização e para a promoção da saúde são fundamentais para ampliar a autonomia e a independência da pessoa idosa em seu contexto familiar e comunitário. Atento a esse cenário, o Serviço Social do Comércio (Sesc/Ce), braço social do Sistema Fecomércio-CE, estabelece como uma de suas diretrizes o Envelhecimento Ativo, ou seja, a promoção de atividades que visem a otimização das oportunidades de saúde, segurança, participação e educação ao longo da vida.

Em Fortaleza, acontece de 18 a 20 de setembro o Seminário Velhice e Memória. O objetivo central é estimular os diversos tipos de memória e atentar os idosos sobre a importância do constante exercício cognitivo, bem como para a importância das narrativas de suas trajetórias de vida individual e da memória coletiva. A iniciativa é realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, lembrado em 21 de setembro.

Na programação, a abertura acontece no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, com a palestra “Diferenciando Demências”, às 9h30. A partir daí, é a Unidade Fortaleza do Sesc que recebe as demais ações. No mesmo dia, às 13h, ocorre a apresentação cultural do projeto “Era Uma Vez Atividades Intergeracionais”. No dia 19, às 9h, terá a Oficina “Estratégias para o Cotidiano da Pessoa com Doença de Alzheimer”. Já o encerramento, no dia 20, fica por conta da Oficina “Importância da Atividade Física para a Prevenção da Doença de Alzheimer”, também às 9h.

As atividades são gratuitas e voltadas, preferencialmente, para os participantes do Trabalho Social com Idosos do Sesc (TSI), mas é possível garantir participação a partir do telefone (85) 3452.9086.

Cariri
Em alusão à data, a Unidade Crato do Sesc realiza programação durante todo o mês no V Encontro de Cuidadores de Alzheimer do Cariri. O encontro acontece anualmente no mês de setembro, idealizado pela psicóloga Lia Limaverde. O objetivo principal é partilhar conhecimentos sobre a doença, o processo do envelhecimento e os cuidados. Uma equipe multidisciplinar discute a temática, trazendo novidades, práticas para o cuidado e promovendo a troca de experiências entre os participantes.

Programação Fortaleza:

Seminário Velhice e Memória
Período: 18, 19 e 20/9
Inscrições e informações: (85) 3452.9086 ou www.sesc-ce.com.br

1. Palestra Diferenciando Demências
Quando: 18/9, às 9h30
Onde: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias,1701)

2.Apresentação Cultural do Projeto Era Uma Vez Atividades Intergeracionais
Quando: 18/9, às 13h
Onde: Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

3.Oficina Estratégias para o Cotidiano da Pessoa com Doença de Alzheimer
Quando: 19/9, às 9h
Onde: Sala Girassol da Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

4. Oficina Importância da Atividade Física para a Prevenção da Doença de Alzheimer
Quando: 20/9, às 9h
Onde: Sala Girassol da Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

Cariri: V Encontro de Cuidadores de Alzheimer do Cariri
Período: 14, 19, 21 e 22/9
Informações: (88) 3523.4444
Inscrições: presencialmente no Programa Assistência e pelo site www.cemppec.com.br. É necessário doar 1kg de alimento não perecível.

1.Cantinho com a Família
Acolhimento e orientações aos familiares para os cuidadores de idosos. Acompanhamento profissional: massoterapia, psicóloga e psicopedagoga.
Local: Laboratório LACEN (Rua Vicente Tavares Bezerra, 208, São Miguel)
Quando: 14/9
Acesso gratuito

2.Cantinho com o cuidador
Oficina do cuidador: massagem para o idoso com a massoterapeuta Janaina Norões.
Local: Alzheimer Cariri
Quando: 19/9 – 14h30 às 17h
Inscrições: um kit higiênico (creme dental e sabonete)

3.Caminhada de Conscientização da Doença de Alzheimer
Local: Praça Alexandre Arraes
Quando: 21/9 – 17h30 às 19h30
Acesso gratuito

4.Culminância e Encerramento
Tema: Envelhecimento, Seguridade Social e Família
Local: Teatro Adalberto Vamozi Unidade Sesc do Crato (Rua André Cartaxo, 443)

8h – Credenciamento
8h30 – Cerimônia de abertura
8h50 – Apresentação Cultural (Dança Rosa Vermelha do Trabalho Social com Idosos e Coral Idosas da UniLeão)
9h20 – Palestra “Políticas Públicas: Marco Legais e Regulatórios ao Idosos”
Facilitadora: Lívia Siebra (Advogada)
10h30 – Coffe break
10h50 – Palestra “Atualidade da Doença do Alzheimer”
Facilitador: Dr. Cicero Job (especialista em Neurologista)
12h – Encerramento da manhã
14h – Palestra “O Idoso no Contexto Familiar”
Facilitadora: Andreia Maria Façanha (Assistente Social)
15h – Palestra “Conversando Sobre o Envelhecimento”
Facilitadora: Dra. Carmem Carvalho (Geriatra)
16h – Exposição de Idéias: Oficinas de idéias com Grupo de Idosos
16h30 – Momento Poesia: agradecimentos e entrega de certificados
17h – Encerramento