A quinta edição do Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania será realizada nesta sexta-feira (Foto: Jr Panela)

Sesc promove Seminário e reúne público LGBTQI+ de Fortaleza. Shows acontecem até às 21 horas

O Dia Internacional do Orgulho LGBT, 28 de junho, será marcado pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/ Ce) com a segunda edição do Seminário Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania. Realizado com participação de artistas, educadores e integrantes de movimentos sociais de Fortaleza, o painel de debates encerra a programação educativa realizada durante o mês de junho em prol dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexuais, entre outras denominações.

Há quatro anos o Sesc/Ce atua com este público, por meio dos Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania. Desde 2018, o Seminário aproxima organizações da sociedade civil e fortalece a articulação no combate à intolerância e discriminação.

No Centro Cultural Belchior, a partir das 15 horas, acontecem performances de artistas drag queens e transformistas, também estão previstas uma feira de economia solidária criativa, a Feira de Economia Colorida, realizada pelo Coletivo União do Povo de Sta Edwiges. A apresentação musical do Cortejo Tambores de Safo abre a programação, celebrando a inclusão e a diversidade de gênero.

Nesta edição do Seminário, os painéis de debates e diálogos serão conduzidos por ativistas que detalham os direitos sociais e políticos que devem ser estendidos às pessoas LGBTQI+, assim como as políticas públicas que os amparam. Os participantes conhecem direitos básicos à Educação, Cultura, Saúde, entre outros.

Diversos coletivos da sociedade civil organizadas colaboram com as formações do Seminário, entre eles o Mães Pela Diversidade, ONG de abrangência nacional, cujas integrantes apresentam suas ações em Fortaleza.

Pautas
Os painéis abordam questões como o estímulo a tolerância no ambiente educacional; a arte como forma de expressão e visibilidade das mulheres negras, lésbicas e bissexuais; a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais +, instituída em 2011 pelo Ministério da Saúde; A influência econômica deste segmento da população e a inclusão por meio do esporte. A arte Drag Queen colore o evento com performances artísticas, dança e música ao longo da programação que vai até às 21h na Praia de Iracema.

Contexto
Em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a criminalização da homofobia, incluindo sanções da Lei do Racismo (Lei Nº 7.716) às atitudes discriminatórias por preconceito à orientação sexual.

O 28 de junho
Em 28 de junho de 1969, no bairro nova-iorquino de Greenwich Village, os frequentadores de bar gay Stonewall Inn reagiram à truculência e repressão policial e deram início aos protestos civis, que culminaram no movimento de Orgulho LGBT em todo o mundo.

Sobre o Sesc
O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Serviço
II Seminário Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania
Quando: 28 de junho das 15 horas às 21 horas
Onde: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema)
Realização: Sesc Ceará

Programação
15 horas – Cortejo Tambores de Safo
Abertura com Mães pela Diversidade
Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania: painel sobre os direitos sociais e políticos da população LGBTQI+ (Educação -Amon Eliseu Oliveira, Cultura – Micinete Lima, Saúde – Amanda Felix , Economia- Labelle Rainbow e Esporte- Tailan Ewerk)

16h45 – Apresentação Mizzayra Shiva

17 horas – Apresentação Epifânia Farias
Sensibilização para prevenção: HIV/AIDS e Hepatites Virais
Orientação sobre Alimentação Saudável

17 horas às 21 horas – Feira de Economia Colorida

17h20 – Apresentação DJ Duda

17h45 – Apresentação Banda Mulheres de Preto

18h20 – Apresentação Samille Ervely

18h30 – Aulão de Ritmos

19 horas – Grupo The Crazy

19h40 – Ball Show Becha Cearense