Juazeiro do Norte é um dos destinos turísticos mais procurados entre os que se interessam por cultura popular, religiosidade e natureza (Foto: Davi Pinheiro)

Jericoacoara, Aquiraz, Juazeiro do Norte e Triunfo, em pleno sertão de Pernambuco, estão entre as opções dos meses de setembro e outubro

Quer viajar, mas ainda está em dúvida sobre o melhor destino? Para quem quer sair da rotina e curtir momentos de alegria e diversão com a família e os amigos, uma ótima pedida é conhecer a cultura e as belezas naturais do Nordeste. De cenários paradisíacos a parques ecológicos, passando ainda por paisagens sertanejas, a Região tem, sim, ótimas opções para quem quer curtir, relaxar e se divertir, com tudo que tem direito.

Para aqueles que não dispensam uma boa praia, a dica é a tão famosa – e bela – Jericoacoara. Situada na costa oeste do Ceará, o local se destaca também pelas suas lagoas, mangues e dunas – cenário perfeito para apreciar o pôr do sol. Outra atração de Jeri, que, em 2014, foi eleita pelo Huffington Post a quarta melhor praia da Terra, é a Pedra Furada, formação esculpida pelo mar e um dos cartões postais do local. Jericoacoara é ainda o paraíso dos praticantes de kitesurfe e windsurfe, principalmente no segundo semestre, período dos fortes ventos que tanto atraem os turistas cheios de adrenalina. Restaurantes, festas, como o tradicional forró, e passeios pela região fazem de Jeri o destino perfeito para descansar e aproveitar.

Do sertão ao literal
Quem deseja conhecer mais sobre as belezas e riquezas culturais do interior, a pedida é fazer um roteiro entre Triunfo (PE) e Juazeiro do Nordeste (CE). Situado no sertão de Pajeú, também conhecido como o Oásis do Sertão, Triunfo está a 400 quilômetros do Recife e a 1.260 metros de altitude. Com temperaturas que variam entre 28ºC no verão e 5ºC no inverno, a cidade possui casarios antigos, mirantes naturais, cachoeiras, engenhos artesanais e moderna infraestrutura hoteleira.

Já Juazeiro do Norte está localizado no Cariri, ao sul do Ceará. É um dos principais centros de peregrinação religiosa do país, sendo conhecida pelas igrejas, museus e pela imponente estátua do Padre Cícero. O Cariri, encravado na Chapada do Araripe, possui a maior formação fossilífera do mundo do período cretáceo, enquanto os antigos engenhos e casarões guardam um importante pedaço da história do Ceará. Berço da cultura nordestina, a região é um destino plural, entre costumes, lendas, belezas, crenças e sabores.

E os que não estão de férias ou de folga, mas que desejam curtir um dia inteiro repleto de atividades em meio à natureza, a opção é o Engenhoca Parque Educativo situado em Aquiraz (CE), o local possui 40.000m² de natureza, que abrange três tipos de ecossistema: praia, sertão e manguezal. Para adultos e crianças de todas as idades, há atividades como arvorismo, tirolesa, aerojump, trilhas, arco e flecha, caiaque, passeio de carroça, dentre outras. Além das atrações, o parque tem espaço gastronômico que oferece pratos da culinária regional.

Turismo Social
Independentemente do lugar, viajar é sempre uma experiência que proporciona, além de boas fotografias e recordações, aprendizagem e uma boa bagagem cultural. Para quem quiser conhecer mais os encantos de Jericoacoara, Engenhoca ou Triunfo e Juazeiro do Norte, o Turismo Social do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ce) possui pacotes especiais esses destinos. No valor de cada pacote, que pode ser parcelado em até 12 vezes, estão inclusas passagens, transporte terrestre, passeios, seguro viagem, guias de turismo, além de café da manhã, almoço e jantar dependendo do pacote. Saiba mais sobre esses e os demais destinos disponíveis no site.