Ecomuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba está, mais uma vez, na programação do Encontro Sesc Povos do Mar (Foto-: Jr. Panela)

Tradicional projeto de valorização de comunidades litorâneas do Ceará, o Encontro Sesc Povos do Mar terá também participação de grupos serranos e sertanejos. Amelinha canta na abertura, dia 22

De ponta a ponta do litoral cearense, a Rede Sesc Povos do Mar encontra tradições, culinárias, danças, cantos, artesanato, desde a margem oeste, em Chaval, até o extremo leste, em Icapuí, convidando as comunidades praianas de 24 municípios a participar do importante projeto de socialização de práticas e saberes. A 9ª edição Encontro Sesc Povos do Mar acontece em setembro, de 22 a 26, e o 5° Encontro Herança Nativa, de 26 a 29, recebendo diariamente, na reserva ecológica do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), cerca de cinco mil pessoas, entre participantes e o público visitante.

Durante cinco dias, cerca de 400 representantes ficam hospedados no Sesc Iparana Hotel Ecológico. São mestres de cultura, rendeiras, pescadores, indígenas das 14 etnias do Ceará, grupos de tradição que se encontram para apresentar o que apenas os nativos conhecem: a sabedoria de quem tem a vida ligada ao mar.

Com mais de cem ações educativas na programação, o Encontro Sesc Povos do Mar será iniciado no domingo, 22, às 18 horas, com apresentações de quatro grupos de Maracatu e em seguida, às 20 horas, a cantora Amelinha faz show com repertório de músicas de Belchior.

Nos dias seguintes, a programação se divide em cinco eixos, que contemplam diversos aspectos das relações comunitárias: o Sabores, Saberes e Saúde ensina a culinária tradicional e inovadora, criada pelas famílias de pescadores, assim como a medicina popular. O Feito à Mão é dedicado ao artesanato, com a feira “Onde há rede, há renda”, que expõe peças de bilro, labirinto, crochê, louças de barro, entre outros. Em Meio Ambiente e Sustentabilidade, as experiências de preservação ambiental nos mangues e praias têm destaque. Os Cantos, Danças e Brincadeiras mostram folguedos como: Castelos, Reisados, Bois, Pastoris, Coco, Caninha Verde, Maracatu, Calungas, Cassimiros e Mamulengos ainda existentes no Ceará. O Dragões do Mar homenageia os conhecimentos e habilidades dos mestres jangadeiros em suas embarcações.

“Os temas são escolhidos para conhecer, valorizar e difundir práticas comunitárias de associativismo, assim como as relações colaborativas e de reciprocidade entre as pessoas, os coletivos e comunidades. Queremos evidenciar as relações de afetividade, de circunvizinhança, fortalecimento de processos identitários e identificação de memórias”, explica Paulo Leitão, consultor do Sesc para projetos especiais e um dos idealizadores do Encontro.

Novos agregados da serra, mar e sertão
Há cerca de dez anos, a Rede Sesc Povos do Mar era fundada com a participação de três grupos específicos: os moradores das praias de Caucaia, conhecedores da fitoterapia popular, que ensinaram a produção de lambedores, do óleo de coco, infusões com raízes, colorau, entre outros produtos naturais. Dois grupos da dança do Coco em Pecém e Iguape deram início a uma rede específica no Povos do Mar da qual participam hoje 15 coletivos. Os barqueiros do Rio Ceará marcavam a relevância histórica da região da Barra do Ceará, bairro que completa 415 anos de fundação em 2019.

A cada ano a rede espraia-se mais para o Interior com a missão de conhecer os habitantes das serras e sertões e agregá-los a este coletivo de afirmação e valorização da memória social e patrimônio natural do Ceará. Este ano, novos movimentos de resgate da cultura sertaneja se juntam ao Encontro.

V Encontro Herança Nativa
Após o encerramento do Povos do Mar, no dia 26/9, é iniciado o V Encontro Herança Nativa, projeto do Sesc destinado aos povos originários vindos de 35 cidades do Ceará: indígenas, quilombolas, ciganos, sertanejos, povos de terreiro, dentre outros. Todos os anos, jovens e anciãos realizam Oficinas Saberes e Artesanias, guiam vivências, dialogam nos Círculos de Cultura e mostram tradições em apresentações socioculturais abertas ao público no Sesc Iparana Hotel Ecológico.

Serviço
IX Encontro Sesc Povos do Mar
Quando: 22 a 26 de setembro, das 7h30 às 20h30
Onde: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)
Confira programação completa no site
Aberto ao público

22/8 (Abertura) – 18 horas
Apresentações de Maracatus
Às de Ouro
Nação Baobá
Vozes da África
Nação Fortaleza

Show – Amelinha canta Belchior – 20 horas
Onde: Sesc Iparana Hotel Ecológico

V Encontro Sesc Herança Nativa
Quando: 26 a 29 de setembro, das 7h30 às 20h30
Onde: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)
Confira programação completa no site

Aberto ao público