Radar do Comércio

Viveiro de Mudas Nativas será inaugurado no Parque do Cocó

Duas mãos seguram folhas nativas do Estado.

O Viveiro de Mudas Nativas tem como objetivo contribuir com a preservação e ampliação da biodiversidade de fauna e flora do Ceará (Crédito: Jr. Panela)

Iniciativa do Sesc, em parceria  com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o novo equipamento vai receber atividades socioambientais gratuitas a partir de domingo, 24

O Serviço Social do Comércio (Sesc) dá início a mais uma iniciativa em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. No próximo domingo, 24, às 10h, acontece o lançamento do Viveiro de Mudas Nativas no Parque do Cocó. Com a presença do Diretor Regional do Sesc e Senac do Ceará, Rodrigo Leite, e do Secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, a solenidade acontece logo após o Circuito Sesc de Corridas 2019 – etapa Fortaleza, evento que há 35 anos incentiva a melhoria da qualidade de vida da população.

No viveiro, serão realizadas, diariamente, ações socioambientais gratuitas através de agendamento prévio, como coleta, beneficiamento e germinação de sementes para a produção de mudas de árvores como ipê roxo e amarelo, mulungu, matamba, araticum do brejo, dentre outras. O espaço vai desenvolver ainda atividades de jardinagem e artes para crianças e adultos de todas as idades.

“Nossa ideia é incentivar o público, em especial aos que já frequentam o Parque do Cocó, a participar ativamente das ações ambientas idealizadas no Viveiro. Acima de tudo, acreditamos que as áreas verdes contribuem muito para a qualidade de vida e é fundamental que esses espaços sejam preservados, ampliados e frequentados”, afirma Clarice Araújo, analista assistencial do Sesc Fortaleza. A analista também destaca a importância da parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para a implementação do viveiro no Parque do Cocó.

O Viveiro de Mudas Nativas é uma ação que integra o Projeto Aflorar, por meio do Desenvolvimento Comunitário, que tem como objetivo contribuir com a preservação e ampliação da biodiversidade de fauna e flora do Ceará. São realizadas, assim, uma série de ações de proteção, visibilidade e utilização sustentável de áreas verdes, como levantamento florísticos, intervenções ambientais e construção de viveiros, por exemplo, tanto em Fortaleza quanto na Região Metropolitana.

“Uma das missões do Projeto Aflorar é o de reconectar as pessoas, principalmente as crianças e os adolescentes, com a natureza. A partir dessas ações, eles não apenas aprendem, mas, principalmente, despertam para essas questões e repassam adiante o que sabem sobre o ecossistema e a biodiversidade. Acreditamos que essa é uma das formas mais eficientes de conscientização sobre a importância de preservar o nosso meio ambiente”, pontua Clarice.

Serviço
Lançamento do Viveiro de Mudas Nativas
Quando: domingo, 24, às 10h, após o Circuito Sesc de Corridas 2019 – etapa Fortaleza
Local: Parque do Cocó – Avenida Padre Antônio Tomás, S/N
Entrada franca

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 8 =