moça atrás de um balcão em uma floricultura

A CNC espera que, aproximadamente, 26% dos trabalhadores temporários se tornem funcionários efetivos (Foto: Divulgação)

Setores como vestuário, calçados e supermercados devem ser responsáveis por gerar 3,7 mil vagas temporárias neste final de ano

Os últimos meses do ano formam o período mais importante para o comércio de bens, serviços e turismo no Brasil. Desde artigos de alimentação, fundamentais para as confraternizações, até todos os itens que podem se tornar presentes e ainda setores como os de restaurantes, hotéis e atrações turísticas, tudo fica mais movimentado com a aproximação das festas e das férias. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) espera que o Natal gere uma movimentação de 35,9 bilhões de reais este ano.

Esse movimento gera, além de faturamento para as empresas, oportunidades de trabalho. Neste período, é comum a criação de vagas temporárias para atender a demanda de consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela CNC, a oferta desse tipo de vagas este ano deve ser a maior desde 2013. A estimativa é de que sejam contratados 91 mil trabalhadores temporários até o final do ano. No Ceará, devem ser 3,7 mil vagas.

Em todo o Brasil, os setores com maior demanda serão de vestuário e calçados, hiper e supermercados e artigos de uso pessoal e doméstico. Os profissionais que mais devem ser requisitados para essas vagas são vendedores, operadores de caixa e almoxarifes e armazenistas.

A demanda anima bastante as pessoas que estão em busca de emprego, tanto para garantir uma renda no final do ano quanto pela possibilidade de ser efetivado. A CNC espera que cerca de 26% dos trabalhadores que serão contratados como temporários se tornem funcionários efetivos. Para concorrer a essas posições, é necessário mostrar não apenas disposição para o trabalho, mas também conhecimento na área, já que os resultados durante o período serão fundamentais para as empresas tomarem essa decisão.

Uma oportunidade para quem deseja se preparar para atuar no varejo são os vários workshops e oficinas que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) está oferecendo com preços promocionais. Entre eles estão Excelência no Atendimento, Intensivo de Vendas, Estratégias de Visual Merchandising, Marketing Pessoal Para Vendedores, Experiência de Compra do Cliente e Controle de Fluxo de Caixa e Ponto de Equilíbrio.

Os cursos acontecem em várias cidades e fazem parte da Black Friday do Senac. A promoção inclui ainda outras áreas, como gastronomia e beleza, com preços a partir de R$ 30. Confira todas as opções e saiba mais informações no site do Senac.