Mulher em prática de exercícios físicos

Com os devidos cuidados, é possível aproveitar os benefícios da prática de exercícios físicos em casa (Imagem: Shutterstock)

 

Até 27 de maio, o Dia do Desafio convoca todos a praticar alguma atividade física durante 15 minutos. O Sesc preparou lives gratuitas de várias modalidades. Saiba como participar em @sescce

O tempo sem sair não precisa ser sinônimo de inatividade. Pelo contrário, muita gente está aproveitando os dias de isolamento social para se exercitar com os recursos que tem ao alcance. A ideia é ótima e pode trazer muitos benefícios, desde que seja realizada com os devidos cuidados.

De acordo com Tailan Ewerk Dantas, profissional de educação física do Sesc, os exercícios físicos trazem uma série de benefícios, como melhora da circulação, pressão arterial e frequência cardíaca, melhora os níveis de colesterol, diminuição de dores musculares e fortalecimentos de ossos e músculos.

Leia também | Cursos de Saúde, Segurança e Gestão com descontos no Senac EAD

No entanto, diante do isolamento social, outros efeitos dessas atividades ganham destaque. “Na atual situação que estamos vivendo, o exercício deve ser abraçado como aliado e seus benefícios aparecem em vários aspectos: controle de ansiedade; redução do estresse; estimula a atividade cerebral; aumenta a disposição para realizar atividades diárias, o que diminui a procrastinação; aumenta a sensação de bem estar devido à liberação da serotonina; melhora do sono; aumento da imunidade; fortalece o equilíbrio entre mente e corpo”, explica Tailan.

E a boa notícia é que, de forma geral, existem atividades que podem ser praticadas por qualquer pessoa, desde que sejam tomados os devidos cuidados, conforme explica o professorr: “Todo mundo pode e deve se exercitar em casa, e não somente com musculação, mas também alongamentos, práticas de danças, lutas, entre outras”.

Cuidados antes dos exercícios

Mas antes de arrastar os móveis e começar a reproduzir os treinos vistos na internet, é importante ter em mente que o corpo também tem limites. Por isso, alguns cuidados são necessários para garantir que os exercícios não se tornem motivo de lesões e outros problemas de saúde.

A primeira precaução é quanto à escolha do tipo de atividade que será feita. Fatores como condições de saúde, nível de treinamento e aproximação com aquele exercício precisam ser considerados. “Não é interessante, por exemplo, uma pessoa que nunca fez agachamento sob a devida orientação, querer fazer também. É necessário um entendimento de padrão de movimento de como aquele exercício acontece”, esclarece o profissional de educação física.

Por isso, ele indica que as pessoas procurem fazer exercícios que já conhecem e sabem a forma correta de executar.

Outro ponto que precisa ser compreendido na hora de fazer atividade física, principalmente em casa, é o limite de cada um. Esse não é o momento de tentar resultados inéditos e surpreendentes nos treinos, que podem levar a um esforço perigoso. Tailan ressalta que “não é necessário treinos extraordinários, o básico e o simples funcionam muito bem”.

Também é importante ficar atento às roupas e calçados. Para as vestimentas, a indicação do profissional é “usar roupas folgadas, que não dificultem a respiração e que não atrapalhem ou apertem as principais articulações do nosso corpo, como cotovelos e joelhos”. Calçados e tênis fechados são importantes pois ajudam a prevenir machucados e diminuir o impacto.

Outra dica, principalmente para iniciantes, é procurar a orientação de um profissional da área, mesmo que de forma remota, pela internet. Exercícios feitos de forma errada podem trazer problemas como lesões, desde as mais simples às mais graves; dores musculares com frequência; excesso de fadiga muscular; alterações cardiovasculares e respiratórias e até redução da imunidade. Por isso, Tailan ressalta que “o ideal é que, mesmo a distância, você procure algum tipo de orientação pelo Profissional de Educação Física, essa atenção e cuidado podem prevenir esses e outros problemas causados pela prática de exercícios aleatória”.

Videoaulas

No site Tudo em Casa Fecomércio, os profissionais de educação física do Sesc prepararam videoaulas gratuitas para quem está precisando se movimentar na quarentena. Entre as atividades estão treinos para realizar em casa, atividades física pra praticar com a família, zumba, alongamento para idosos, fortalecimento de costas e abdômen, entre outros

Dia do Desafio

E para quem está precisando de um incentivo para começar a se mexer, a dica é acompanhar as atividades do Dia do Desafio com Sesc. Este ano o evento será online e acontecerá do dia 25 ao dia 27 deste mês, nas redes sociais do Sesc Ceará (@sescce). Neste período, vários professores estarão realizando lives com diversos tipos de atividade. E o público também poderá participar tirando uma foto fazendo exercícios e postando com a hashtag #FitEmCasaComOSesc.