Denise Fraga segurando lupas

Além da performance, a atriz troca vivências com o público em workshop online 

Com uma programação online voltada para performances do teatro, o Dramaturgia EnCena, projeto do Sesc Fortaleza, realiza a sua segunda edição durante o mês de setembro. Nesta quinta-feira (10), a atriz Denise Fraga apresenta uma experiência cênica do texto “Galileu Galilei – A Arte da Dúvida”, às 20h, no Youtube do Sesc Ceará.

Autora, produtora de teatro, televisão e cinema, Denise Fraga relata que esse trabalho é uma forma de fazer o teatro existir “nesses tempos tão estranhos”.  “É um solo, uma maneira de dizer como o texto me move, me comove, e é tão atual, diz tantas coisas que a gente precisa ouvir, além de ser muito divertido também”, conta.

LEIA MAIS | Projeto incentiva a prática esportiva em casa com segurança

Em um elogio ao conhecimento e ao valor da ciência, a peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.

A atriz viveu Galileu Galilei na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e 2016. Agora, ela retorna à obra de Bertolt Brecht, um dos mais reconhecidos da dramaturgia do século XX, criando novas pontes com o tempo presente. Após a apresentação, a artista participa de bate-papo com mediação do Cleudivan Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza.

Arte de compartilhar  

Nesta edição, além da apresentação, o público também pode compartilhar as vivências e aprender sobre a dramaturgia com Denise Fraga no workshop “O intérprete e a comunicação do texto”. A oficina online acontece de 14 a 17/09, de 19h às 22h, através da plataforma Zoom. Com investimento de R$60,00, as inscrições para o workshop podem ser realizadas através do link, no qual os interessados deverão preencher uma carta de intenção. As vagas são limitadas.

“Sou uma amante da palavra, acredito no ator como um agente da palavra, aquele que tira a palavra da estante, tira a poeira e embala em poesia para entregar ao espectador. Acredito no teatro como grande ritual de reflexão, onde a palavra tem força fundamental. E essa é uma forma de compartilhar experiências, pensar juntos, tentar encontrar caminhos para o nosso ofício. Dar o valor que a palavra e os autores merecem”, explica Denise Fraga.

Solidariedade   

Transmitida por meio do canal do Sesc Ceará no Youtube, a ação une arte e solidariedade com arrecadação de alimentos para o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional, que funciona em todo o País. A ideia é levar, por meio da arte e da cultura, saúde e nutrição para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, quem assistir às lives poderá fazer doações através do QR Code, que ficará disponível o tempo todo na tela do Youtube.

Confira a programação completa do Dramaturgia EnCena.