Obra que retrata seios, em alusão ao Outubro Rosa

A Exposição Florescer conta com 26 telas que relatam, neste Outubro Rosa, as superações das autoras durante o tratamento (Foto: Divulgação)

As obras do grupo Bordado dos Sonhos, formado por mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama, estão expostas no Sesc Centro

Um convite para relaxar, cultivar o bem-estar e compartilhar experiências. Essa foi a ideia da Associação Nossa Casa ao criar um grupo de bordado, com a ajuda das Amigas Entrelinhas, para mulheres que passaram ou estão em tratamento do câncer de mama. Assim surgiu o Bordado dos Sonhos, que a partir do dia 02 de outubro apresenta a Exposição Florescer, no Sesc Centro, no lançamento da programação da Campanha Outubro Rosa. A mostra fica em cartaz durante todo o mês, na Área de Convivência. A visitação é gratuita e para acesso à unidade é preciso ter o cartão Sesc.

Sob a curadoria de Iara Reis, as mulheres apresentam 26 telas que relatam suas superações durante o tratamento, lançando mão de muitas cores, criatividade e descontração em linhas, tecidos e técnicas diversas. A integrante do grupo, Simone Silva, conta que quando tudo começou elas ficaram apreensivas, pois eram iniciantes na arte do bordado.

LEIA MAIS | Projeto cearense é destaque em prêmio internacional de museus

“O grupo só tinha um ano, mas em nenhum momento duvidamos que ia dar certo e nos dedicamos, cada uma com sua força de vontade. Isso, com certeza, ajuda muito. Mantém não só as mãos ocupadas, mas a mente”, relembra. Sobre a experiência durante o tratamento, ela diz que “é maravilhoso participar do Bordando Sonhos. Não tenho outra palavra. É muito bom o envolvimento com as pessoas, aqui na associação nos sentimos à vontade. Eu considero como um lazer”. Já com relação à exposição, que foi aberta ao público pela primeira vez em 2019, Simone afirma: “tivemos muito orgulho do resultado, foi um sonho realizado”.

De acordo com a gerente do Sesc Centro, Janecélia Gomes, a instituição convidou o Bordado dos Sonhos para lançar a programação do Outubro Rosa, “pois se trata de um projeto que aborda o tema por meio da arte”. “Além da Exposição Florescer, a unidade vai promover ações de Educação em Saúde durante todo o mês, adotando os protocolos de prevenção a Covid-19”, adianta.