Florinda Bolkan de perfil

Florinda Bolkan atuou ao lado de estrelas como Marlon Brando, Charles Aznavour, Richard Burton, Michael Caine, Omar Sharrif e Kirk Douglas (Foto: Divulgação)

Ícone do cinema brasileiro, Florinda Bolkan atuou em mais de 50 filmes, incluindo produções nacionais e internacionais

Uma cearense que estrelou filmes campeões de bilheteria e atuou ao lado dos maiores gênios da sétima arte, como Marlon Brando, Charles Aznavour, Richard Burton, Michael Caine, Omar Sharrif, Elsa Martinelli, Anitta Pallenberg e Kirk Douglas, dentre outros. Mas não para por aí! Uma atriz da terrinha que gravou dezenas de filmes em diversos países, atuou na TV e no teatro, é uma verdadeira estrela na Itália, venceu prêmios por suas brilhantes atuações e nunca negou suas origens. Para os amantes do cinema que acompanharam de perto a efervescência cultural da década de 1970, Florinda Bolkan foi – e ainda é – um verdadeiro ícone!

Florinda Soares Bulcão nasceu em 1941, na cidade de Uruburetama, onde passou boa parte da infância. Viveu por alguns anos em Fortaleza e também no Rio de Janeiro, onde suas irmãs já moravam. Pode-se dizer que a guinada aconteceu quando a jovem Florinda começou a trabalhar como comissária de bordo da Varig. Fluente em inglês e espanhol, viajou diversas vezes para Londres e EUA, onde fez pequenos trabalhos na TV, e conheceu pessoas influentes no universo das artes e do entretenimento.

A cearense chegou a morar por dois anos em Paris e, de passagem pela Itália, em 1967, conheceu Luchino Visconti, que incentivou a seguir na carreira de atriz. A importância do cineasta, aliás, foi tanta, que ela já afirmou em entrevistas que o considerava como um verdadeiro pai. Assim, com a “benção” de um dos maiores diretores italianos, nascia a estrela de Florinda Bolkan.

LEIA MAIS | Semana da criança tem programação especial online até sexta (16)

Sob a direção de Visconti, fez uma participação no longa “Os Deuses Malditos”, ao lado de Dirk Bogarde, Ingrid Thulin e Helmut Berger. Também atuou no filme       “Candy”, com ninguém menos do que Beatle Ringo Starr. Muitos críticos consideram que sua melhor atuação foi no filme “Investigação sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita”, de Elio Petri, que conquistou o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e David di Donatello, premiação máxima do cinema Italiano. Por falar neste último prêmio, especificamente, Florinda Bolkan já foi agraciada três vezes ao longo de sua carreira. 

A atriz cearense atuou em mais de 50 filmes. No Brasil, integrou o elenco da série “A Rainha da Vida”, da TV Manchete, que também contou com a participação do cantor cearense Raimundo Fagner. A história, inspirada na própria trajetória da atriz, aborda temas como desigualdades sociais, políticas e econômicas no sertão do Nordeste. Além disso, em 2000, a artista dirigiu seu primeiro filme, “Eu Não Conhecia Tururu”, estrelado por nomes como Maria Zilda Bethlem, Ingra Liberato, Herson Capri, Fernando Alves Pinto e pela Florinda, também gravado e ambientado no Ceará.

E o seu legado, para o Estado e o País, vai além do seu talento, como explica Duarte Dias, curador do Cineteatro São Luiz. “Tomando como referência o fato dela ser uma mulher cearense e brasileira, cuja trajetória artística foi construída de forma independente no exterior, em um ambiente extremamente competitivo e em um mercado culturalmente bem diferenciado, que é o europeu – em especial o italiano -, penso que seu maior legado, além das suas marcantes atuações artísticas, é esse caráter desbravador, de pioneirismo e enfrentamento, desassombrado de uma realidade muitas vezes adversas, algo que sinaliza para as novas gerações um exemplo de perseverança e talento”, afirma.

Florinda Bolkan é, definitivamente, uma artista do mundo, mas que jamais tirou o seu estado de origem do coração. Tanto que, mesmo ainda morando na Itália, faz questão de vir ao Brasil todos os anos. Embora esteja longe dos holofotes nos dias de hoje, ela ainda encanta e inspira uma legião de fãs de diversos países, tanto pelo seu talento quanto pela sua ousadia. Sempre à frente do seu tempo, Florinda Bolkan é mais uma cearense que, assim como tantos outros, orgulham a nossa gente.

E é a partir desse orgulho do que o Ceará tem de melhor que o Sesc Ceará, braço social do Sistema Fecomércio, vai realizar a Mostra Sesc de Culturas em 2020. Com uma programação 100% digital, o encontro será também 100% made in Ceará, para que todos, em qualquer lugar do mundo, conheçam e prestigiem os talentos da terrinha.