Feriadão: foto mostra uma mulher atrás de uma menina em uma cozinha. A mulher ensina a criança a preparar uma refeição, e na mesa há vários ingredientes e tigelas. Ambas são negras de pele clara, têm cabelos pretos e presos e estão olhando para os ingredientes na mesa.

Aproveitar o momento do feriadão para cuidar de si é, antes de qualquer coisa, fazer o que lhe dá prazer (Foto: Pexels)

Se Carnaval é sinônimo de folia, para muita gente, ele é mesmo sinônimo de descanso. Especialmente com as restrições que ainda são necessárias para conter o coronavírus, os dias de folga são um ótimo momento para se dedicar a atender às necessidades do nosso corpo e mente. Mas por onde começar? Aqui vão algumas dicas para cuidar do próprio bem-estar no fim de semana prolongado.

Desacelere

Um dos maiores benefícios de passar um tempo longe do trabalho é a oportunidade de desacelerar, poder tratar tudo com mais calma e até se ausentar de assuntos estressantes. Mas estar longe dessa rotina pode não ser suficiente para isso. Quando estamos acostumados a uma rotina corrida, tirar um tempo para respirar pode ser um desafio. Esse período de tranquilidade, no entanto, é muito necessário para a saúde física e mental. Algumas dicas para facilitar esse processo são ler livros, dedicar-se a atividades manuais e outros hobbies.

Cuide da alimentação, mas sem exageros 

Prestar atenção aos alimentos que está consumindo é um primeiro passo para adotar hábitos mais saudáveis nesse campo. O feriadão é um bom momento para tentar começar essa mudança, abrindo a possibilidade, inclusive, de se arriscar a aprender a preparar os pratos para uma rotina alimentar mais saudável. Mas é bom fazer isso sem pressão ou exagero, afinal comer uma pizza com os amigos também é muito bem-vindo durante os dias de folga.

Mexa-se

Ficar em casa também pode se tornar um convite ao sedentarismo. Mas essa é uma armadilha a ser evitada. Aliás, uma boa pedida para este período pode ser exatamente voltar a praticar atividades físicas. Seja em casa, na rua, na academia, clube ou em outro espaço, manter-se em movimento é essencial para cuidar da saúde.

Cultive afetos

Sabe aquele amigo ou amiga que você vive prometendo que vai encontrar ou ligar para colocar a conversa em dia? Os dias de descanso também são um bom momento para manter o contato com pessoas queridas. E, pode não parecer, mas esse tipo de aproximação também ajuda a nos manter saudáveis. De acordo com um estudo realizado durante mais de 70 anos pela Universidade de Harvard, ter laços fortes de amizade pode aumentar a expectativa de vida em até dez anos.

Divirta-se 

O mais importante de tudo isso é se sentir bem. Por isso, aproveitar o momento de folga para cuidar de si é, antes de qualquer coisa, fazer o que lhe dá prazer, desde que sempre tendo o cuidado com a saúde do corpo e da mente.

LEIA MAIS | Vai abrir seu comércio no Carnaval? Saiba como proceder com os colaboradores

Tagged in:

, ,