Duas crianças em um parque; série de atividades é ofertada na Semana da Criança

A Semana da Criança faz parte do Tudo em Casa Fecomércio e reúne desde brincadeiras, recreação, até uma programação cultural com apresentações e atividades formativas e lúdicas (Foto: Unsplash)

Brincadeiras, recreação, apresentações artísticas e oficinas fazem parte da programação comemorativa do Sesc 

Vai ter muita brincadeira, diversão, arte e cultura para comemorar o Dia das Crianças. O Sesc Ceará preparou uma programação diversificada, totalmente online e gratuita voltada para o público infantil. A iniciativa faz parte do Tudo em Casa Fecomércio e reúne desde brincadeiras, recreação, até uma programação cultural com apresentações e atividades formativas e lúdica, que acontece dos dias 13 a 16 de outubro, com transmissão pelas redes sociais, youtube e Google Meet.

No dia 13, a partir das 18 horas, tem aula de dança, utilizando músicas infantis e recreativas, com o objetivo de movimentar e motivar com muita alegria, diversão e atividade física. A aula fica por conta da professora Kessia Martins. Transmissão pelo Instagram @personalkessia.

Terezinha Nascimento, supervisora de Lazer do Sesc Ceará, informa que as atividades de brincadeiras, ritmos, recreação e funcional que acontecerão ao longo da semana, foram pensadas para divertir não apenas as crianças, mas também a família. “Quando optamos por brincadeiras populares, por exemplo, foi pensando realmente em promover o resgate de brincadeiras que os pais, tios e avós brincavam na sua infância, para que possam compartilhar e brincar juntos com as crianças”, conta.

Além disso, Terezinha Nascimento destaca que as atividades não precisam de muitos elementos para que as crianças participem e se divirtam. “É só ter um espaço em casa, acessar as redes sociais e chamar os familiares para se divertirem”, destaca.

Arte e cultura

Além de brincadeiras e recreação, a grade de ações do Sesc em comemoração ao Dia da Criança conta também com muita arte e cultura. “A programação parte da ideia de enxergar o mundo pelos olhos de uma criança, sendo necessário enxergar neste universo infantil as conexões, afinal, atravessamos um momento que estamos todos conectados, seja pela tecnologia ou pela ordem natural do mundo. Por meio da dança, da invenção de histórias, da musicalidade ou na leitura de livros, a arte conecta e perpassa diferentes fases do crescimento humano”, pondera Cleudivan Noronha, Supervisor de Cultura do Sesc Ceará.

Durante os dias 14 a 16 de outubro serão transmitidas virtualmente diversas atrações culturais que estão ligadas ao universo infantil, contando com 14 ações distribuídas entre apresentações artísticas e oficinas.

Como o Grupo Formosura de Teatro, que apresenta na quarta-feira, dia 14, a partir das 15h, o trabalho Passarim e Mamulenga, que conta a história de Dália e Piatã. Ela era bailarina e ele cuidava das flores. Os dois moravam em um país chamado Sorrilândia, um lugar onde ninguém ficava triste. A transmissão acontece via INSTAGRAM @formosura_de_teatro.

LEIA MAIS | Quebrando barreiras através do saber e da literatura: conheça o legado de Henriqueta Galeno

O encerramento da programação acontece na sexta-feira, às 17h, com o Grupo Araçá, apresentando o trabalho Caê – canções caetanas para crianças, que recria canções de Caetano Veloso. As canções selecionadas contam a história de três personagens: um leãozinho que só quer fazer amizade e conhecer o mar, um peixe que tem a cor diferente de todo seu cardume e uma grande borboleta que teme sair do casulo por ser muito colorida num mundo tão cinza. A transmissão acontece via YouTube (Caê – canções caetanas para crianças).

Veja a programação completa no site do Sesc.