Homem segurando livro aberto; programação online celebra literatura

A ideia é levar da Semana do Livro e da Biblioteca online é democratizar a programação e a política literária do Sesc Ceará (Foto: Viktor Braga)

Oficina, bate-papo e contação de histórias fazem parte da programação da Semana do Livro e da Biblioteca, que acontece de hoje até sexta-feira

No mês em que se celebram oficialmente o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas no País, o Sesc Fortaleza parte do conceito “Literatura em todo canto” para realizar sua Semana do Livro e da Biblioteca. De forma 100% virtual e gratuita através das plataformas digitais, o evento irá acontecer entre os dias 28 e 30/10, destacando contação de histórias, bate-papo literário, performances poéticas, Bazar das Letras e oficinas, sempre com a presença de mediadores e convidados locais e nacionais.

“Neste cenário que ainda requer distanciamento social e que mudou hábitos e acessos, os lugares comuns para a literatura, antes atrelados a espaços físicos, hoje têm se ressignificado por leitores, livreiros, bibliotecários, professores e outros profissionais da leitura. A Semana do Livro e da Biblioteca, dessa maneira, visa reforçar por meio de uma programação artística diversa, que a Literatura abriga universos infinitos prontos a se explorar”, pontua Jair Costa, técnico de Cultura do Sesc Fortaleza.

A programação dá início com um bate-papo, às 14h, entre leitores e frequentadores da Biblioteca Rachel de Queiroz, sendo mediado pela própria equipe da Biblioteca Rachel de Queiroz (BRQ) e transmitido pelo Google Meet. Às 19h, desta vez com mediação da pesquisadora carioca Rose Soares, a escritora cearense Tércia Montenegro irá conversar sobre o seu romance de estreia, “Turismo para Cegos” (2015), com transmissão pelo canal YouTube do Sesc Ceará.

LEIA MAIS | Websérie faz passeio virtual em Guaraciaba do Norte e São Benedito

Na quinta-feira, a Semana do Livro e da Biblioteca irá destacar a contação de histórias “Bichos, Cantos e Encantos”, com o alagoano Toni Edson, às 14h, através do canal do Sesc Ceará no YouTube. Já o Bazar das Letras, às 19h, irá destacar o tema “Uma experiência de acesso à leitura da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária”, com a presença de Talles Azigon (um dos criadores da Editora Substânsia) e mediação do professor Douglas Carioca, do Sesc Fortaleza, desta vez por meio de live nos perfis do Instagram da Livro Livre Curió e do Sesc Ceará.

A programação tem seu último dia na sexta-feira, às 14h, com a oficina “Livro: Conservar para não restaurar”, facilitada pelas bibliotecárias Joselane Maciel e Louise Pedraça (Equipe da BRQ – Sesc Fortaleza). As vagas, limitadas a 20 pessoas, estão com inscrições abertas até o dia 29/10, exclusivamente pelo link https://bit.ly/3mwuQyO. Por fim, às 19h, o Daniel Gonçalves – conhecido como Daniel Poeta e neto de Patativa do Assaré (1909-2002) – irá apresentar a performance poética “O Patativa que eu conheci”, com transmissão pelo YouTube do Sesc Ceará.

“A biblioteca, a contação de história, a conversa com os escritores, as formações literárias e os livros adentrarão redes e mídias sociais a fim de democratizar a programação e a política literária do Sesc Ceará, reforçando o vínculo com leitores, frequentadores e clientes da Biblioteca Rachel de Queiroz, bem como reafirmando o compromisso do Sesc com a política cultural do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas em todos os cantos e em todos os contextos”, concluiu Jair.

Veja a programação completa no site do Sesc.