Herança Nativa: na foto, três bonecos de barro tocam instrumentos, caracterizados como sertanejos.

No encontro, artífices do barro mostram suas obras, compartilham seus processos de produção e as relações identitárias que construíram a partir do artesanato (Foto: Junior Panela)

O artesanato em barro é um ofício tradicional ainda vivo em diversas localidades do Ceará. Individualmente ou em grupos, artesãos e artesãs loiceiras mantêm a prática das manufaturas das cerâmicas como principal forma de renda e perpetuam saberes familiares. Em cada região, mudam as técnicas de confecção e o tipo de argila usada nas peças, o que resulta em um variado mosaico de peças decorativas e utensílios rústicos.

Reconhecendo a relevância cultural dessa tradição, o Sesc realiza desde 2018 o Encontro de Loiceiros e Loiceiras. Nesta segunda-feira, 14, ocorre a terceira edição do evento, que compõe a programação do VI Herança Nativa. Artífices do barro, vindos de diferentes regiões  do Estado, serão recebidos  no Sesc Iparana Hotel Ecológico para mostrar suas obras, compartilhar seus processos de produção e as relações identitárias que construíram a partir do artesanato.

A roda de conversa será uma das lives do Herança Nativa com transmissão pelo Canal do Sesc Ceará no Youtube. O encontro é inteiramente virtual e cumpre todas as medidas de segurança, como o distanciamento entre os participantes e a restrição de público no local.

“O Sistema Fecomércio desenvolve programações educativas no sentido de projetar na sociedade as suas identidades, seus modos de vida, seus fazeres, e o Herança Nativa busca revelar esse Ceará profundo”, afirma o consultor do Sesc Ceará, Paulo Leitão. O encontro também incentiva a economia criativa e solidária, formando redes e estabelecendo vínculos entre os artesãos.

Herança Nativa

Encontro das expressões socioculturais dos povos originários e comunidades tradicionais do Ceará, o Herança Nativa aproxima povos indígenas, ciganos, quilombolas, comunidades sertanejas e serranas em um coletivo que valoriza a memória social, preserva a própria cultura e motiva outros povos a também reconhecer suas origens.

A cada ano, são identificadas novas expressões da cultura tradicional do Ceará, acolhidas nesta rede motivada pelo Sesc e que guarda imensurável patrimônio cultural do Estado. Essa ação do Sesc também busca a difusão de grupos que transmitem e desenvolvem práticas históricas de longa duração, como o canto, a dança, a música, a artesania, a espiritualidade, o cultivo e a alimentação, de modo que amplia os horizontes, alarga os repertórios, produz aprendizagens significativas e constrói sentidos plurais e amplos.

O Herança Nativa é realizado pelo Sesc, instituição do Sistema Fecomércio, criado e mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Ceará. Para ver a programação completa do VI Herança Nativa, acesse o site do evento.