Radar do Comércio

Mesa Brasil Sesc completa 20 anos consolidado como maior banco de alimentos do País

Atualmente, o Mesa Brasil tem sedes em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato (Foto: Jr. Panela)

Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, completa 20 anos em 2021 – prometendo seguir mais atuante do que nunca com seu objetivo de levar conforto, sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que são as mais afetadas pela pandemia de Covid-19. Em março de 2020, por exemplo, foi realizada uma campanha para incentivar restaurantes e lanchonetes que ficaram fechados durante o isolamento a doarem os alimentos. A soma dos esforços se traduz em números. Só no ano passado, 320 entidades sociais foram atendidas pelo Mesa Brasil, que arrecadou mais de três milhões de quilos de alimentos.

E o trabalho de fortalecimento de parcerias como forma de combater a fome e o desperdício por meio de doações já começou! Dentre os parceiros que já contribuíram com o Mesa Brasil em janeiro de 2021, o destaque vai para o grupo M. Dias Branco, que doou 12.756 kg de alimentos. Quem também entrou nessa grande corrente do bem esse ano: o Grupo Nestlé, com 4.623 litros de iogurtes; o Instituto Solar Coca Cola, com 1479,6 litros de sucos; permissionários da Ceasa, com mais de 14 mil kg de frutas; a Fazenda Agrícola Famosa, com 120.000 kg de fruta, e a Companhia Nacional de Abastecimento, com 8.880 kg de polpa de frutas advindas da agricultura familiar.

O resultado do Mesa Brasil em 2020 só mostra o quanto o bem é feito de maneira coletiva. Graças aos nossos parceiros, levamos comida de qualidade para aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. A nossa missão, no entanto, continua. Queremos sensibilizar mais empresários para essa causa, inclusive para que mais pessoas sejam beneficiadas neste ano”, afirma Regina Miranda, gerente do Mesa Brasil Ceará.

O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País e tem como premissa buscar onde sobra para entregar onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício. Do outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

A criação do Mesa Brasil enquanto uma rede nacional de alimentos surgiu em 2003, mas o programa é uma realidade no Ceará há exatos 20 anos, quando o então presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bitencourt, encabeçou a campanha Amigos do Prato. Atualmente, os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, atendendo a Capital e Região Metropolitana; na cidade Sobral, com abrangência para a Região Norte; em Iguatu, atendendo o Centro-Sul do Estado; e em Juazeiro do Norte e no Crato, que abastecem as instituições do Cariri. Desde a sua implementação, já foram distribuídos mais de 52 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas. Atualmente, o projeto atende 95 municípios no estado do Ceará.

“Nesse momento em que todos precisam estar mais unidos, o Mesa Brasil segue sendo essa grande rede que envolve o Sesc, empresários, instituições e voluntários. E a união, de fato, é capaz de transformar realidades, além de levar conforto e bem-estar para a população que mais precisa. Mais do que nunca, queremos inspirar a  solidariedade em todos os setores”, explica Maurício Filizola, Presidente do Sistema Fecomércio-CE.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *