Em pesquisa realizada pela Bayer, 84% dos brasileiros buscam ter uma rotina de autocuidado (Foto: Pexels)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), promover e manter a saúde, assim como prevenir e lidar com doenças, são definições de autocuidado – quando o indivíduo tem a capacidade de estabelecer hábitos que preservem a própria saúde. Esse tem sido um dos principais desafios enfrentados pela população durante a pandemia: manter os cuidados com o bem-estar e a saúde, tanto física como mental.

Para orientar e sensibilizar as pessoas com informações sobre diversos aspectos da saúde, o Sesc Fortaleza, através do Núcleo de Educação em Saúde, realiza o projeto Saúde Começa em Casa, com a participação de profissionais especialistas em temas como nutrição, saúde bucal, cuidados com a pele, fisioterapia e saúde mental. Promovida às quartas-feiras, a ação educativa acontece até 28 de abril de 2021, por meio de lives no Instagram do Sesc Ceará.

Marília Bessa, enfermeira do Sesc Fortaleza e uma das responsáveis pelo projeto, destaca a importância de contribuir para a manutenção de hábitos saudáveis das pessoas mesmo fora do ambiente dos consultórios. “Vamos explanar de forma clara sobre comportamentos conscientes e pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença na vida de todos, tanto nos aspectos físicos como emocional e social, possibilitando uma melhora na qualidade de vida”, explica.

As cinco lives do Saúde Começa em Casa foram divididas de acordo com as especialidades que são desenvolvidas na Clínica Sesc de Saúde. No dia 24 de março, a cirurgiã-dentista Nara Rios apresentou a live “Mitos e Verdades sobre Saúde Bucal”, esclarecendo dúvidas sobre procedimentos de higiene. Para falar sobre alimentação saudável e práticas de bem-estar, a nutricionista Thayse Guilherme traz, no dia 31 de março, o tema “Você precisa ir ao nutricionista?”.

Outro importante hábito de autocuidado está na atenção com a própria pele, evitando e prevenindo doenças. Por isso, no dia 7 de abril, a esteticista Gerlany Melo vai fazer um “Passo a passo do skincare”, ajudando a manter uma rotina de cuidados essenciais.

A prevenção e a reabilitação da capacidade física e funcional também precisam de atenção, sendo uma maneira de cuidar do próprio corpo. A fisioterapeuta Mariana Costa abordará, no dia 14 de abril, o tema “A importância da fisioterapia nos tempos de pandemia”, com informações e dicas da sua especialidade.

Com todos os desafios da pandemia, mudanças de comportamentos e acúmulo de diversos sentimentos, é imprescindível manter o cuidado com a saúde mental. Para falar sobre o assunto “Saúde mental: em qual momento devo procurar ajuda de um profissional?”, a psicóloga Alissa Venuto participa da live do dia 28 de abril.

LEIA MAISQual a sua opinião sobre o lockdown no Ceará? Pesquisa quer saber

Autocuidado na pandemia

Em pesquisa realizada pela Bayer, 84% dos brasileiros buscam ter uma rotina de autocuidado mesmo com dificuldade de organizar o tempo, mas somente um terço consegue cumprir regularmente. Com isso, a enfermeira Marília Bessa aponta a ação como uma oportunidade para receber orientações de profissionais qualificados e continuar motivado para seguir em meio a tantas mudanças ocorridas em pouco tempo. Todas as transmissões acontecem ao vivo, a partir das 18 horas.

Acompanhe as lives do Saúde Começa em Casa no perfil do Sesc Ceará no Instagram.