Vacinação: temas como ansiedade, medo, realização de cadastro e orientações gerais serão abordados durante o evento online (Foto: Freepik)

No Ceará, já são quase 800 mil pessoas vacinadas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados do Governo do Estado. Porém, uma parte da população ainda demonstra desconhecimento e dúvidas sobre a importância da vacinação para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Assim, para colaborar com o esclarecimento dessa parcela da sociedade, o Sesc Ceará realizará um ciclo de palestras como parte da campanha Todo Mundo Vacinado, promovida pelo Departamento Nacional do Sesc. A ação terá atividades voltadas para os participantes do projeto Cidadania Ativa, do Sesc, e palestras abertas, totalmente online e gratuitas, através do Instagram @sescce.

Segundo Marília Bessa, enfermeira do Sesc Fortaleza, as principais dúvidas que chegam à unidade estão relacionadas a possibilidade de as vacinas provocarem a doença e a confiabilidade nos imunizantes, pelo pouco tempo em que foram produzidos. “Pensamos nessa ação como forma de desmistificar o medo que as pessoas têm de se vacinar. É fundamental esclarecermos os questionamentos e conscientizar o público, principalmente o idoso, que atualmente é o alvo da vacinação, de que esse é o caminho mais eficaz para vencer o vírus”, explica.

As palestras serão ministradas por profissionais da área de saúde e que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Temas como ansiedade e medo, explicações sobre como realizar o cadastro e orientações gerais serão abordadas durante o evento online. Também será apresentado um debate sobre como fazer a melhor escolha do tipo de teste para o diagnóstico da Covid-19.

No dia 7 de abril, às 16 horas, o biomédico Bruno Rocha vai falar sobre “Covid-19: importância da escolha do teste diagnóstico” para esclarecer as dúvidas a respeito da melhor forma de detectar o vírus. E, para encerrar a ação, o Sesc Fortaleza traz o coordenador de biologia molecular da unidade de apoio ao diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz-CE, Eduardo Rubak, que irá falar sobre os desafios para garantir a vacinação dos brasileiros.

A palestra acontece no dia 15 de abril, às 19 horas, pelo Instagram do Sesc Ceará. “Hoje, a vacina é a maior arma para conter a pandemia. É por isso que insistimos na conscientização da população, pois vacinar-se é um ato individual, mas que protege o coletivo”, finaliza Marília Bessa.

Cidadania Ativa

O projeto Cidadania Ativa do Sesc é uma ação que tem como objetivo trabalhar a inclusão, socialização e o protagonismo do idoso na sociedade. A partir de parcerias comunitárias, palestras e oficinas são ministradas através de uma metodologia inovadora, onde idosos capacitados pela equipe técnica do Sesc atuam como voluntários nas ações, levando temas relevantes para os participantes do projeto – ou seja, as discussões são feitas de idosos para idosos.

O projeto é desenvolvido pelo Sesc Ceará através das unidades do Sesc Fortaleza, que atua em seis comunidades socialmente vulneráveis de Fortaleza e Região Metropolitana, atendendo um público de 500 pessoas, e pela unidade de Sobral, no bairro Dom José, com a participação de 50 idosos.