Para os estudantes com maior dedicação na formação, existe a oportunidade de concluir os cursos de licenciatura em três anos e meio (Foto: Freepik)

Com a proposta de oferecer formação profissional de qualidade a professores e estudantes, o Senac EAD oferta, a partir desse mês, seis novos cursos de licenciatura. O processo seletivo prossegue até 8 de abril de 2021 e os candidatos poderão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de solicitarem transferência e aproveitamento de diploma (em áreas afins).

A oferta desses cursos atende à demanda de estudantes interessados em investir em carreiras focadas na educação, mas que enfrentam as dificuldades do acesso ao ensino presencial. O Censo da Educação Superior 2019 apontou os seguintes dados: crescimento de 53,3% no número de matrículas em cursos de licenciatura no período de 2009 a 2019. Além disso, 73,5% dos estudantes matriculados na rede privada optaram pela modalidade a distância.

A pesquisa aponta ainda a atenção do Senac EAD em disponibilizar cursos que estão entre os dez mais procurados pelos alunos: biologia, filosofia, física, história, letras (português e inglês) e matemática. Na instituição, a licenciatura em pedagogia é oferecida desde 2017, e representa, de acordo com o censo, quase 50% dos alunos matriculados no País.

Compromisso com a educação

Os cursos do Senac EAD têm objetivo de formar profissionais em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, de forma que estejam preparados para planejar, coordenar, executar e avaliar os processos educativos. As opções ofertadas totalizam carga horária de 3.264 horas, distribuídas em oito períodos e com uma estrutura curricular focada em atividades teóricas e práticas.

De acordo com a coordenadora de EAD do Senac Ceará, Rhyvera Fontenele, fazer uma licenciatura abre um leque de possibilidades, pois ao se formar o aluno pode lecionar no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares em todo o território nacional. Para os estudantes que conseguirem maior dedicação na formação, existe a oportunidade de concluir o curso em três anos e meio.

De acordo com o coordenador de graduação do Senac EAD no País, Fábio Pereira da Silva, a metodologia elaborada pela instituição representa a oportunidade de articulação entre os componentes teóricos da área do saber e a realidade da profissão. “Constitui-se em uma experiência importante para a carreira, pois oferece a chance de colocar em prática a teoria aprendida na escola, em contato direto com o ambiente de trabalho. Os alunos vivenciarão a realidade dos processos laborais e receberão orientação sobre aspectos comportamentais que contribuirão com a atuação no mercado profissional”, argumenta.

A tradição do Senac EAD está presente na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), de forma a oferecer recursos que contribuam na efetividade do processo de aprendizagem. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocar informações, experiências e de realizarem trabalhos em grupos. Para alcançar esses resultados, a aprendizagem é assistida por um Sistema de Gerenciamento da Aprendizagem (Ambiente virtual – BlackBoard Learning System), utilizado como meio de informações sobre o curso, para disponibilizar os planos de ensino, os conteúdos dos cursos, gerenciar a participação dos alunos e dos professores e para promover a interação entre os participantes.

“Esses recursos potencializam o processo de ensino-aprendizagem, ao possibilitarem o acesso a bibliotecas virtuais, mídias, software, banco de dados, recursos audiovisuais, entre outros dispositivos tecnológicos que motivem o discente a estudar, tornando-o participativo, crítico e reflexivo e auxiliando na construção do conhecimento”, conclui Fábio.

Detalhamento dos cursos 

Os interessados em participarem do processo seletivo em cursos de licenciatura podem acessar o site para ter informações sobre o detalhamento e valores de cada curso. Cabe destacar que o Senac EAD disponibilizou 20% de desconto nas sete opções aos que optarem pela nota do Enem para inscrição em 2021.

LEIA MAIS | Cresce demanda por cursos de gastronomia online na pandemia