Radar do Comércio

Mesa Brasil Sesc prorroga inscrições para credenciamento de novas instituições

Mesa Brasil Sesc: na imagem, um homem de máscara, boné e camisa brancos segura uma cesta básica em frente a um caminhão onde se lê "Mesa Brasil Sesc"

As vagas do Mesa Brasil Sesc são distribuídas em três categorias e incluem mais de 60 municípios em todo o Estado (Foto: JR Panela)

Com o propósito de ampliar a rede de atendimento às instituições sociais, o programa Mesa Brasil Sesc prorrogou as inscrições de credenciamento até 18 de maio de 2021. No total, estão disponíveis 132 vagas para instituições sociais sem fins lucrativos que desejem fazer parte do grupo de recebedores de doações do programa.

Para participar, as instituições devem acessar o site do Sesc Ceará e preencher este formulário eletrônico, inserindo toda a documentação necessária, de acordo com a categoria. A seleção será realizada em duas fases, divididas em análise documental e visita técnica às instituições.

Confira o edital completo aqui

As vagas são distribuídas em três categorias: instituições de organização e apoio social (entidade sociais responsáveis pelo fornecimento de refeições em suas dependências no mínimo três vezes na semana; instituições de longa permanência (entidade sociais responsáveis pela produção e fornecimento de refeições diariamente) e unidades de distribuição – mediadoras (entidades que possuem um trabalho efetivo de atendimento às famílias do bairro). 

Segundo Regina Miranda, gerente regional do Mesa Brasil Sesc, o edital tem como objetivo ampliar o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social. “Só no ano passado, foram mais de três milhões de quilos de alimentos doados para essas instituições. Com o edital, esperamos chegar a mais municípios, aumentar o número de entidades sociais e, assim, minimizar a fome no Ceará”, ressalta.

Podem participar do credenciamento organizações da sociedade civil dos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Beberibe, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama, Sobral, Alcântaras, Bela Cruz, Cariré, Coreaú, Cruz, Forquilha, Groaíras, Ibiapina, Irauçuba, Marco, Massapê, Meruoca, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Varjota, Abaiara, Antonina do Norte, Araripe, Farias Brito, Granjeiro, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras, Potengi, Santana do Cariri, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Iguatu, Orós, Acopiara, Várzea Alegre, Saboeiro, Senador Pompeu, Quixelô, Piquet Carneiro,  Milhã, Jucás, Deputado Irapuan Pinheiro, Icó, Cedro, Catarina e Cariús.

Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é um programa que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, o programa atende no Estado mais de 430 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento de cerca de duas milhões de pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas.

Nos 20 anos de programa, comemorados este ano, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 52 milhões de quilos de alimentos. Porém, essa ação só é possível devido à parceria com centenas de empresas doadoras. Para Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio-CE, o programa mobiliza uma grande rede de solidariedade, envolvendo o Sesc, empresários, instituições e voluntários.

“Um programa desse porte, que atende milhares de famílias levando alimento e dignidade, é feito a várias mãos. O Sesc Ceará é o catalizador deste processo, que une as partes envolvidas e torna tudo possível. Mas, sem dúvida, é essa rede de solidariedade e suas conquistas que precisam ser celebradas nesses 20 anos”, afirma.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato: (85) 99662.9158.

LEIA MAIS | Cinema online: 37 filmes nacionais serão exibidos até setembro na Fecoplay

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.