Pré-treino: uma alimentação balanceada com os ingredientes certos ajuda a não se sentir exausto após a atividade física ​(Foto: Shutterstock

Independentemente se o seu objetivo é emagrecer, ganhar condicionamento físico ou praticar por lazer, é importante que você esteja bem alimentado antes da atividade física. Então, nada de pular o café da manhã e partir para sua corrida matinal em jejum, caso você não seja acostumado ou não tenha acompanhamento nutricional para isso. Você pode explorar vários ingredientes para ter uma alimentação balanceada e cheia de energia e sem se sentir exausto após a atividade física. Mas atenção: não é só de frango e batata doce que se faz uma refeição pré-treino!

Apesar de serem os primeiros a serem cortados por quem quer perder peso, os carboidratos são os principais nutrientes de fonte de energia. Provavelmente, seu rendimento não vai ser de alto nível se você não tiver forças para desempenhar o exercício. Opte, por exemplo, por frutas com alto índice de carboidratos – pode escolher, inclusive, fazer uma salada de frutas com banana, laranja, kiwi, mamão e goiaba, que pode ser acompanhada com cereais integrais como aveia em flocos ou pão integral e tapioca.

“Em pequenas porções e dependendo do perfil do desportista, rapadura e docinhos regionais como os de caju ou goiaba podem ser incluídos no pré-treino. Não esqueça também que a hidratação é crucial antes, durante e depois da atividade, para repor os eletrólitos como sódio e potássio perdidos através do suor durante a prática da atividade física. Já para o pós-treino, o recomendado são as comidas ricas principalmente em proteínas, como ovos, queijo, leguminosas, carnes brancas vermelhas e peixes”, explica Thayse Guilherme, nutricionista do Sesc Fortaleza.

Uma dúvida recorrente é: quando devo me alimentar antes do exercício? É preciso que o corpo tenha tempo suficiente para começar a digerir a comida e, assim, você poder usufruir os nutrientes ingeridos. “O ideal é que o café da manhã ou o lanche sejam feitos cerca de meia hora antes. Caso a refeição anterior seja uma das principais do dia, como almoço ou jantar, o indicado é que o tempo seja de uma hora a, no máximo, uma hora e meia. Vai depender da digestão de cada pessoa”, lembra Thayse.

Porém, isso não é regra, pois o que funciona para um pode não funcionar para outro. Como nossos organismos são únicos e de funcionamento próprio, o acompanhamento profissional de um nutricionista é fundamental para acertar na dieta que seja efetiva para você. A partir da sua composição corporal, hábitos alimentares, rotina diária e nível de atividade física, pode ser elaborado um plano alimentar personalizado e adequado de acordo com suas necessidades.

A prevenção e a promoção da saúde auxiliam na busca por uma melhor qualidade de vida, por isso, o Sesc oferece para seus clientes diversos serviços nas Clínicas de Saúde Sesc, entre eles nutrição, fisioterapia, saúde bucal, psicologia, estética, terapia ocupacional. O atendimento está disponível nas unidades do Sesc em Fortaleza e Juazeiro do Norte e pode ser adquirido através do Cartão Sesc.

LEIA MAIS | Influenciadores e artistas participam do Dia do Desafio com ação online