Mesa Brasil: Mulher segurando prato de comida

Nutricionistas do Sesc ensinam como aproveitar os alimentos de forma integral, dentre outras atividades com foco em sustentabilidade e criatividade. (Foto: Reprodução Youtube)

O alto índice de vulnerabilidade social no entorno dos bairros Jardim Guanabara, Quintino Cunha e Olavo Oliveira, em Fortaleza, foi a principal motivação para a criação do Projeto Facis – Famílias Acolhidas pela Igreja Solidária, que, desde 2014, trabalha com o objetivo de acolher, acompanhar e realizar outras ações sociais com centenas de famílias da cidade. E, para seguir ainda mais atuantes nessa missão de ajudar aqueles que mais precisam, a entidade conta, desde o ano passado, com um parceiro de peso: o Mesa Brasil.

Inicialmente, o programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc passou a doar 100 quentinhas por semana. Com o passar dos meses, no entanto, o Projeto Facis passou a receber também legumes, iogurte e carcaças de frango e de peixe, que viram vatapá, caldo, sopa e creme, dentre outros pratos. Até agosto de 2021, ou seja, um pouco mais de um ano do início da parceria, o programa do Sesc já havia doado mais de 2 toneladas de alimentos de qualidade, que atenderam mais de 400 pessoas. 

Tudo isso só é possível porque, com incentivo do Mesa Brasil, a entidade construiu sua própria cozinha. E a parceria vai além das doações, como destaca a coordenadora do Projeto, Neném Farias. Isso porque ela e outros voluntários participam de oficinas de gastronomia promovidas pelo Sesc, momento em que as nutricionistas ensinam como aproveitar os alimentos de forma integral, dentre outras atividades com foco em sustentabilidade e criatividade.  

“Na nossa cozinha, por exemplo, produzimos o sanduíche da carne da casca de banana, que aprendemos a fazer nesses encontros do Mesa Brasil. Fica uma delícia! A equipe do Sesc também já ministrou oficinas com as famílias atendidas pelo projeto, como a de bolsas com caixa de leite, de objetos de decoração com garrafas pet e de artesanatos em geral. E o mais legal é que elas já estão comercializando e ganhando um dinheiro extra”, pontua.

E é justamente por isso que Neném Farias faz questão de ressaltar a importância das doações de empresas e até pessoas físicas, principalmente neste momento de pandemia, para o Mesa Brasil. Assim, tanto o Projeto Facis quanto as demais instituições sociais cadastradas podem seguir adiante nesse trabalho de colocar comida na mesa de quem mais precisa. “Quanto mais doadores, mais pessoas o Mesa Brasil vai poder ajudar. Com a ajuda de todos, é possível matar a fome de uma pessoa e até de uma família inteira. Vamos juntos nessa grande corrente do bem”, finaliza.   

Se você também quer fazer parte dessa grande festa da solidariedade, é simples! Basta entrar em contato com o Mesa Brasil através dos canais do programa:

CNPJ 03.612.122/0014-41 (PIX) 

(85) 996629143 / mesabrasil@sesc-ce.com.br.

Leia Mais | Festival Sabores do Ceará: webinário debate propósitos e sucesso nos negócios gastronômicos