Radar do Comércio

Projeto apresenta performances e oficinas literárias online

Arte da Palavra: mulher lendo papel em frente a notebook aberto

A oficina “Poéticas do Conto” acontece de 27 de setembro e 01 de outubro para vagas limitadas a 20 participantes. (Foto: Shutterstock)

Com uma programação totalmente online, o Sesc Ceará promove mais uma edição do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um projeto do Departamento Nacional do Sesc. Ao todo, serão cinco ações que acontecerão ao longo do mês de setembro até o primeiro dia de outubro. A programação conta com performances, bate-papos, recitais e uma ação formativa.

A performance solo “Eu, Pessoa e os Outros Eus” abriu essa edição do Arte da Palavra, em transmissão ao vivo na última quinta-feira (09), com o ator gaúcho Jairo Klein (RS), que há 30 anos pesquisa a vida e obra do poeta português Fernando Pessoa e seus heterônimos mais conhecidos. A apresentação está disponível no Facebook Arte da Palavra.

No dia 30 de setembro será a vez do recital “O diferencial da favela: poesias quebradas de quebrada”, com o produtor cultural Sandro Sussuarana (BA), um dos idealizadores do projeto Sarau da Onça. A apresentação também acontece a partir das 19 h, no Facebook Arte da Palavra.

Circuito de autores

Nos dias 15 e 17 de setembro, o público terá a oportunidade de participar de dois bate-papos. O primeiro tem como tema “O protagonismo feminino: densidades e formas narrativas”, e conta com a participação das escritoras Aline Bei (SP) e Isadora Salazar (PA), a partir das 16 h.

O segundo bate-papo, “A criação poética para o imaginário infantil”, acontece a partir das 19 h, com os escritores Helder Hérik (PE) e Thaís Guimarães (MG).

Criação Literária

Outra ação importante dentro do Arte da Palavra é a oficina “Poéticas do Conto”, que acontece entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro. A oficina é mediada pelo poeta, tradutor, palestrante, encenador, dramaturgo e escritor Wilson Coelho, autor com 20 livros publicados. Durante os encontros, serão esboçadas as propostas individuais do conto a ser escrito, com o uso de técnicas de escrita e montagem, bem como a redação orientada de acordo com as necessidades de cada participante.

A oficina é voltada para escritores, jornalistas, professores e alunos de língua portuguesa e literatura brasileira, com vagas limitadas a 20 participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Google Forms.

Sobre o Arte da Palavra

O projeto é um circuito atuante em todas as regiões do País que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, permite que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas.

Como ação de complemento formativo, é oferecido, também, um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o País, são selecionados os artistas que participam do projeto.

Leia Mais | Alimentação saudável se torna aposta de negócios para empreendedores

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *