transformação digital: na imagem, homem mexendo em notebook

Mais do que nunca, a tecnologia se tornou uma verdadeira aliada nos negócios, principalmente quando ela também está associada à comunicação e ao marketing. (Foto: Shutterstock)

Muitas pessoas ainda pensam que a transformação digital se dá apenas quando uma empresa ou marca se faz presente nas redes sociais. Estar presente nesses meios e canais é bastante importante, mas o assunto vai além. Mais do que nunca, a tecnologia se tornou uma verdadeira aliada nos negócios, principalmente quando ela também está associada à comunicação e ao marketing. 

Conforme explica a publicitária Lyla Ricarte, a transformação digital precisa estar presente na estrutura das empresas, nos processos e até na gestão de pessoas. “Se não for algo mais abrangente, acaba não sendo transformação, mas presença no digital. E esses são conceitos completamente diferentes, embora complementares”, destaca. 

O jornalista e doutorando no programa em Marketing e Estratégia na Universidade do Minho, em Portugal, Dilson Alexandre, corrobora com Lyla Ricarte. Ele também pontua que, apesar de ser uma tendência percebida e praticada há algum tempo, a pandemia acelerou o que se entende por transformação digital. “Foi uma quebra de paradigmas. De um dia para o outro, empresários não puderam abrir suas lojas, vendo-se obrigados a ir para o online. A Covid-19 impactou o mundo todo, das maiores multinacionais ao negócio do seu bairro”, pontua.  

O choque da pandemia foi – e ainda é – geral, mas quem sentiu mais foram os resistentes à tecnologia. Todos, sem exceção, precisaram estar presentes no digital por uma questão de sobrevivência. E o segredo para aqueles que prezam pela sustentabilidade do seu negócio, de acordo com Lyla Ricarte, é focar no engajamento com o cliente. “Muitos se apegaram a métricas e se esqueceram das pessoas. As empresas que estão conseguindo fazer essa conexão com o cliente, ao invés de focar só em números, estão, de fato, se transformando digitalmente”, afirma. 

No primeiro episódio do Podcast Inspira Fecomércio, Dilson Alexandre e Lyla Ricarte explicam mais sobre a importância dos empresários estarem atentos à transformação digital e de como ela é fundamental para quem quer ou já empreendeu, principalmente em tempos de pandemia. Além disso, o jornalista e a publicitária vão dar dicas para aqueles que querem saber mais sobre o assunto.

Clique aqui para ouvir o podcast Inspira Fecomércio.

LEIA MAIS | Qualificação profissional ajuda quem procura colocação no mercado de trabalho