qualificação profissional: na imagem, mulher escova cabelo de outra em salão de beleza enquanto é acompanhada por instrutora do Senac

Com a reabertura do comércio e a retomada dos eventos sociais, o setor da Beleza espera um impacto positivo no final do ano. (Foto: JR Panela)

Terceiro do Nordeste em geração de empregos, como apontam os dados divulgados pelo Ministério da Economia em setembro, o Ceará contratou mais trabalhadores que demitiu e gerou 16,5 mil postos no mercado formal. Os setores que mais empregaram foram os de serviço e a indústria. A recuperação econômica deve prosseguir com o avanço da vacinação, o período de férias e festas no final do ano. De acordo com o Sine/IDT, cerca de 25 mil vagas de emprego devem surgir até dezembro, entre temporárias e efetivas. Para quem precisa de qualificação profissional para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho, o Senac Ceará oferta mais de 2800 vagas para cursos de educação profissional.

As turmas com matrículas abertas são para os mais diversos segmentos, como Beleza, Gastronomia, Gestão e Comércio, Saúde, Informática, Moda, Conservação e Zeladoria, nas unidades do Senac em Fortaleza (Centro e Reference), Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Aquiraz e Quixadá. As inscrições podem ser feitas pelo site do Senac.

Beleza

Com a reabertura do comércio e a retomada dos eventos sociais, o setor da Beleza espera um impacto positivo no final do ano. Para atuar nesse segmento, é importante ter qualificação profissional, atualizar-se e aperfeiçoar-se, pois há sempre novas técnicas e produtos, bem como tendências.  No Senac Centro estão com matrículas abertas os cursos para Barbeiro e Depilador, Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios e Alongamento de Unhas em Porcelana. No Senac Reference, ainda há vagas para os de Cabeleireiro, Maquiador e Penteados Profissionais: da preparação à finalização.

Pelo interior estão iniciando turmas de Depilador (Juazeiro), Cabeleireiro e Auto maquiagem (Sobral), Barbeiro (Iguatu e Aquiraz), Básico em Manicure e Pedicure (Itapipoca) e Maquiador (Maranguape).

Saúde

O segmento da Saúde, devido à pandemia, já começou o ano com saldo positivo em vagas de emprego. Nesse cenário, observa-se a busca por profissionais qualificados e que, atento às transformações sociais e tecnológicas, investem em seu aprimoramento. Para quem deseja iniciar uma carreira nessa área ou se aperfeiçoar, o Senac oferta os cursos Técnico em Óptica (Juazeiro e Sobral) e Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica (Iguatu).

Gastronomia

A alimentação fora de casa também está sendo beneficiada com a flexibilização dos decretos estaduais. Quem está de olho nas oportunidades que devem surgir nesse final de ano, seja de emprego ou geração de renda, encontra no Senac cursos rápidos para se profissionalizar, atualizar ou aperfeiçoar, como Preparação e Montagem de Ceia Natalina (Centro e Reference).

Outras opções de qualificação profissional no Senac Centro são Preparo de Pães Caseiros, Salgados Comerciais, Brigadeiro Gourmet, Bolos e Tortas, Comida de Boteco, Cozinha Italiana, Saladas e Grelhados. No Reference, os alunos podem aprender Pizzas Doces e Salgadas, Pratos Saudáveis para o Dia a Dia, Cozinha Vegetariana, Hamburgueria, Brigadeiro Gourmet e Cozinha Quente: Carnes e Acompanhamentos.

As unidades do interior, por sua vez, ofertam os cursos de Piping – Técnicas com Bico para Confeitar (Crato), Cake Design, Pratos à Base de Peixes e Frutos do Mar, Doces Finos para Casamentos e Eventos, Culinária para Iniciantes (Sobral) e Confeiteiro (Iguatu).

“Os cursos de Gastronomia são voltados tanto para quem está precisando se atualizar para voltar ao mercado de trabalho, quanto para donos de pequenos negócios com objetivo de inovar no cardápio para atrair clientes e autônomos que desejam gerar renda extra, pois o retorno financeiro é rápido no setor de alimentação”, explica a consultora de produtos educacionais do segmento no Senac Ceará, Vanessa Santos.

Clique aqui para ver mais informações sobre os cursos e realizar inscrições.

LEIA MAIS | Dia mundial do pão: Aprenda a fazer uma receita prática e saborosa do alimento