educação inovadora: na imagem, fachada da escola educar sesc II

Metodologia de ensino Sesc vai muito além da sala de aula, possibilitando uma aprendizagem e educação inovadora para a vida. (Foto: JR Panela)

A Educação inovadora como pilar na construção de um projeto de vida. Com essa essência, o Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta uma proposta educacional diferenciada em todo o Brasil, que volta o olhar para a formação do ser humano, contemplando o desenvolvimento de cidadãos e transformando vidas. No Ceará, o Programa Educação do Sesc alcança todas as regiões do estado, por meio das Escolas Educar Sesc (localizadas em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte) e dos Centros Educacionais Sesc Ler sediados em Aracati, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Crateús e Ibiapina.

Os projetos e atividades oferecidos pela instituição vão além do ensino formal e chegam a toda a sociedade: da criança ao adolescente, em que os pais ou responsáveis acreditam em uma educação diferenciada e de qualidade, a partir das turmas do infantil ao 9º ano, passando também pelos estudantes que buscam uma vaga no ensino superior com a ajuda do curso pré-universitário.

As atividades educacionais seguem também com importante oferta no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no formato presencial e em EAD, garantindo continuidade nos estudos para pessoas com idade a partir de 15 anos, contribuindo de forma positiva com a transformação social de quem teve poucas oportunidades educacionais. Além disso, alcança, ainda, o professor e profissional da área que deseja aprimorar-se em determinada área de ensino através da Formação Contínua de Educadores.

Diante de uma perspectiva moderna e inovadora, a instituição amplia sua atuação na sociedade com a inauguração da Escola Educar Sesc Fortaleza Unidade II, no dia 24 de janeiro, às 9h, para atender os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismos, seus dependentes e público em geral. Localizada na Avenida José Bastos, 5217, bairro Couto Fernandes, a nova unidade irá ofertar o ensino fundamental II, até o 9º ano, e reafirma o compromisso do Sesc Ceará em proporcionar uma educação de qualidade a partir de um modelo pedagógico capaz de promover maior autonomia intelectual aos seus alunos. 

No total, serão 63 turmas distribuídas entre ensino fundamental II, EJA, pré-vestibular e Idiomas, além de atender 10 turmas EJA de Itapipoca. Com 7.546,35 m2, a nova escola conta com um bloco didático composto por 25 salas de aula, incluindo salas temáticas e laboratório, assim como refeitório, cozinha e ginásio. Entre os diferenciais estão, por exemplo, novos espaços de aprendizagem para a vida como a sala Maker (espaço maker), sala Google, biblioteca, sala de atendimento educacional especializado em crianças especiais (AEE), sala de Projeto de Vida para desenvolver as competências socioemocionais e atitudes empreendedoras.

Além disso, a unidade escolar dispõe, ainda, de um bloco para realização de atividades extracurriculares que envolvem serviços de atendimento odontológico, psicopedagoga, artes maciais, dança e música, no tocante a formação integral dos sujeitos. “Dentro dessa perspectiva humanizada, o programa de Educação do Sesc alcança um novo padrão de excelência com a estrutura inovadora da Educar Sesc II. Seguimos com a concepção educacional propositiva e transformadora que busca, por meio de abordagem personalizada, incentivar nossos alunos em uma aprendizagem para a vida mais colaborativa”, afirma a gerente de Educação do Sesc Ceará, Leni Oliveira. 

Saberes para a vida

De acordo com a diretora da Educar Sesc II, Katiússia Reis, a proposta pedagógica alinhada ao modelo estrutural será capaz de fazer com que os alunos se movimentem. “Vamos dialogar com uma nova dinâmica entre professor, aluno e sala de aula. Diferentemente do convencional, com aulas meramente expositivas, em que o professor se coloca à frente do quadro e os alunos permanecem estáticos durante todo o período escolar, aqui as turmas se dirigem para as salas em que os professores são mediadores do processo de ensino e aprendizagem, por exemplo”, explica. 

“Atento às necessidades da sociedade, o Sesc resgata a aprendizagem prática, aproximando os alunos das situações do mundo real, buscando desenvolver a criatividade e a interdisciplinaridade. É a Educação ligada à Cultura, Saúde, Assistência e ao Lazer, que fazem parte de outros programas da instituição, assim como empreendedorismo e outras possibilidades de qualificação profissional do Senac”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt. 

Com uma proposta pedagógica de referência e educação inovadora, a metodologia do Sesc vai muito além da sala de aula, possibilitando uma aprendizagem para a vida e interferindo positivamente no destino dos estudantes. Um conceito de escola inovadora que está atenta não só ao raciocínio lógico, mas também aos aspectos sociais, comportamentais, emocionais e à realidade em que o aluno está inserido, formando cidadãos.

LEIA MAIS | Parceria entre Sistema Fecomércio e Sesa garante mais 13 centros de testagem para covid

Tagged in:

, ,